Madeira laminada colada

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1848 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
MADEIRA LAMINADA COLADA





Londrina
2013
sumário

1 INTRODUÇÃO 02

2 DESENVOLVIMENTO
2.1 Definição.... 03
2.2 Propriedades 04
2.2.1 Relação Peso/Resistência 04
2.2.2 Homogeneidade e Isotropia 04
2.2.3 Estabilidade Dimensional 04
2.3 Vantagens . 05
2.3.1 Fexibilidade de Formas 05
2.3.2 Matéria Prima Renovável 05
2.3.3 Desempenho Termo Acústico 05
2.3.4Leveza 06
2.3.5 Ecológico 06
2.3.6 Resitência Contra Incêndios 06
2.3.7 Grandes Envergaduras 06
2.3.8 Qualidade Estética 07
2.3.9 Pré-Fabricado 07
2.3.10 Resitência a Degradaçao Química e Biológica 07
2.4 Desvantagens 08
2.5 Campo de aplicações e exemplos 09

CONCLUSÃO 13

REFERÊNCIAS 14

INTRODUÇÃO

Este trabalho visa compreender a Madeira Laminada Colada (MLC),também conhecida como GLULAM (Glued Laminated Timber), em grande parte de seu âmbito, apresentando as suas vantagens e desvantagens. Procura-se alcançar o entendimento deste tipo de estrutura desde a fase de sua produção até as características do seu produto final, bem como os requisitos para sua fabricação, montagem e manuseio, as suas propriedades físicas e químicas, sua resistência mecânica esua versatilidade. Uma vez que o conhecimento teórico é obtido nesse trabalho, este pode ser aplicado no campo real da construção civil.

2.1 Definição

A Madeira Laminada Colada (MLC), ou GLULAM (Glued Laminated Timber), é um tipo de estrutura composta basicamente por lamelas de madeira coladas umas nas outras e sobrepostas, fixadas por adesivos em suas faces mais largas. Essas lamelas têmsuas dimensões relativamente reduzidas se comparadas è peça final que constituem. Para atingir o seu potencial máximo de resistência ao momento fletor, elas devem ser dispostas de forma que suas fibras fiquem paralelas entre si.
A GLULAM tem sido uma ótima opção para as construções que necessitam vencer grandes vãos ou que possuem formas com raios de curvatura reduzidos, além de representar umaalternativa ecológica e mais eficiente que o concreto, o aço e as estruturas de madeira maciça.



2.2 Propriedades

2.2.1 Relação Peso/Resistência

A MLC é caracterizada por possuir uma alta capacidade de carga e um baixo peso próprio. Sua alta eficiência em vencer grandes vãos, decorrente de seu processo de seleção de lamelas perfeitas para a composição do componente estrutural, bemcomo a compensação de tensões entre elas, possibilitam a utilização de seções menores do que se fosse utilizar componentes estruturais de aço ou de concreto.




2.2.2 Homogeneidade

Devido às técnicas de secagem e homogeneização da matéria-prima, a MLC tem uma estabilidade consideravelmente maior do que a madeira maciça para a construção. Durante esse processo, que conta com diversostipos de testes nas amostras a serem utilizadas, tais como testes de elasticidade (Stress Wave) e de pressão de contato, as imperfeições e defeitos da madeira, que reduzem o seu desempenho mecânico, são descartadas, selecionando apenas aquelas em ótimo estado.

2.2.3 Estabilidade Dimensional

A GLULAM é dimensionalmente estável, uma vez que suas caracteristicas físicas e mecânicas sealteram pouco em função da variação de temperatura. Isso se dá pelo fato de que a MLC não se dilata com a elevação da temperatura, pelo contrário, seu nível de humidade é reduzido, o que produz contrações ligeiras no sentido radial e tangencial. No sentido do comprimento das vigas, as variações são desprezíveis.
.

2.3 Vantagens

A MLC oferece diversas vantagens em relação a outras técnicasconstrutivas em madeira e em outros materiais, sendo as principais:

2.3.1 Flexibilidade de Formas

A MLC nos proporciona uma grande flexibilidade com curvaturas, arqueadas e dobradas em sua forma. Tal versatilidade está relacionada ao tamanho reduzido e esbelto das peças a serem modeladas para atingir a sinuosidade desejada. O mesmo não poderia ser feito com uma estrutura de madeira...
tracking img