macs

Páginas: 6 (1339 palavras) Publicado: 28 de março de 2014
Índice:
























1. Introdução:

No âmbito da disciplina de MACS foi-nos proposto a pedido professora Vitalina Cavaco, realizar um estudo estatístico.
O presente documento trata sobre a utilização dos telemóveis pelas camadas jovens da Escola Secundária Dr. Jorge Augusto Correia. No total, foram inquiridos 30 alunos (10 de cada ano).
Para realizá-lo,utilizámos o processo de amostragem estratificada (a população é dividida em estratos, de acordo com as variáveis em estudo, e de cada um destes, extrai-se aleatoriamente uma amostra).
Escolhemos esta temática visto que atualmente, o telemóvel é uma ferramenta indispensável no dia-a-dia de toda a comunidade em geral, principalmente dos estudantes de que os faz ser dependentes.
Os inquéritosfocaram-se essencialmente nas questões de utilização dos telemóveis por parte dos alunos, e também sobre o nível de satisfação em relação à operadora utilizada.
Ao longo de todo o nosso trabalho, iremos apresentar as principais conclusões de resposta.












2. Principais resultados obtidos:

Nesta secção, analisam-se os principais resultados obtidos nas várias perguntas.

2.1Pergunta: “Quantos telemóveis utilizas (quantos cartões SIM usas)?”





Figura 2.1. Número de telemóveis utilizados

Os resultados obtidos nesta pergunta são os expectáveis, visto que todos os alunos referiram ter telemóvel, à exceção de um. De salientar também a já elevada percentagem de jovens com mais do que um aparelho (12 casos em 30). Estes números vão ter, naturalmente,repercussões na elevada utilização que os jovens fazem do telemóvel. A grande maioria dos alunos (17) inquiridos respondeu que só possuía um telemóvel.






2.2 Pergunta: “Usas o telemóvel para? (podes assinalar várias opções):”









Figura 2.2. Serviços utilizados pelos jovens com o seu telemóvel.

Nesta pergunta, o objetivo era saber quais os serviços que os jovens utilizam maisfrequentemente com o seu telemóvel. Nesse sentido, eram apresentadas várias opções consideradas mais comuns. Como seria previsto, os serviços de voz e SMS são os mais utilizados, sendo que o telemóvel é também bastante utilizado para ouvir música/rádio (29 respostas). Começa-se também a verificar um número significativo de alunos a utilizar o telemóvel para aceder à Internet. Para quem indicou a opção“Outras”, indicou depois variadas preferências, sendo as mais indicadas: fotos (ver e tirar) e a agenda/despertador.




2.3 Pergunta: “Das opções que assinalaste na pergunta 2, qual a que utilizas mais?”








Figura 2.3. Serviços mais utilizados.

Neste caso, como seria de esperar, o serviço indicado como sendo o mais utilizado são as “SMS” com cerca de 73% das respostas.Seguem-se as chamadas com 6 respostas que correspondem a 20%. O serviço de ouvir música conta com apenas 7% sendo que todos os outros referidos anteriormente nem são mencionados.












2.4 Pergunta: “Com que idade tiveste o teu 1º telemóvel?”










Figura 2.4. Idade do 1º Telemóvel.

Como se pode analisar, existe uma variação nas idades em que os jovens tiveram oseu primeiro telemóvel, mas a grande maioria está concentrada na faixa etária dos 10 aos 12 anos, correspondendo os 10 anos usualmente à idade com que entram no 2º ciclo do ensino básico. A partir dos 13/14 anos a presença de telemóvel já é praticamente regra entre todo os jovens.










2.5 Pergunta: “Quanto tempo falas por dia ao telemóvel?”









Figura 2.5. Tempopassado a falar ao telemóvel diariamente.
Nesta pergunta avaliou-se a utilização que os jovens fazem do telemóvel a nível de comunicação. Existe uma percentagem significativa que passa mais de meia hora diária a falar ao telemóvel. Por outro lado, apenas 6 pessoas passam menos de 10 minutos a comunicar em chamada diariamente. De salientar que é necessário olhar com algum cuidado para estes...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • MAC OS
  • MAC OS
  • Macs
  • macs
  • Mac OS
  • mac os
  • mac os
  • MACS

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!