MACROMINERAISnutr

966 palavras 4 páginas
MACROMINERAIS
Alunos:
Ana Dilza Gomes
Ana Paula Castro
Brenda Brelaz
Crislane Gomes
Francisca Núbia Matos
Jarina Barbosa
Julinilce Guimarães
Laurianne Lima
Luana de Lima
Marcos Vinicíus
Marleson Farias
Zaqueu Nogueira

MINERAIS
São substâncias de origem inorgânica que fazem parte dos tecidos duros do organismo, como ossos e dentes. Também encontrados nos tecidos moles como músculos, células sanguíneas e sistema nervoso. Possuem função reguladora, contribuindo para a função osmótica, equilíbrio ácido-básico, estímulos nervosos, ritmo cardíaco e atividade metabólica. CLASSIFICACÃO
Macrominerais
Necessidade individual acima de 100 mg/dia na alimentação, são eles:
Cálcio
Fósforo
Sódio
Potássio
Magnésio
Cloro
Enxofre

Cálcio (Ca)
É um dos elementos mais abundantes do organismo.
Está presente em 1,5 a 2% do peso corporal e em 39% dos minerais corporais. Entretanto, 99% desse mineral encontra-se nos ossos e dentes, Apenas 1% está no sangue.
Função: Formação de ossos e dentes, coagulação sanguínea, ativação de enzimas, condução de impulsos nervosos e contração muscular.
Deficiência: Retardo do crescimento, dentes e ossos frágeis, raquitismo, osteoporose, depressão, insônia, irritabilidade, dormência no corpo e palpitações. Toxicidade: Calcificação dos ossos e tecidos moles, comprometimento renal e prejudica a absorção do ferro.
Absorção: É absorvido pelo intestino. Uma alimentação muito líquida ou muito rica em fibras pode acelerar a passagem do cálcio pelo intestino diminuindo sua absorção. Fontes: Leite, iogurte, queijos, vegetais folhosos e verdes, grãos integrais, legumes, frutas secas, ovos, sardinha, mariscos, ostras e salmão.

Cálcio (Ca)
Necessidades diárias: 1000 à 1200mg para homens e mulheres.

Dicas:
1. O sódio se liga ao cálcio gerando um composto que não é absorvido pelo corpo. Pessoas com deficiência de cálcio devem evitar o consumo excessivo de sódio (encontrado no sal de cozinha e diversos alimentos industrializados); 2. O ferro também

Relacionados