Macrofauna marinha

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1644 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
MACROFAUNA MARINHA

Renata Soares Duarte
Prof. Joice Martins de Freitas Frasson
Centro Universitário Leonardo da Vinci ─ UNIASSELVI
Ciências Biológicas (BID2971) ─ Prática IV
10/05/2011

RESUMO

Macrofauna ou macrobentos é o conjunto de animais que vivem no substrato dos ecossistemas aquáticos e que são visíveis a olho nu. Incluem-se neste grupo, tanto as espécies que se movimentamlivremente, como os peixes demersais e muitos crustáceos. A macrofauna bentônica é composta pelos animais com tamanho superior a 0,5mm, que apresentam relações diretas com o fundo, possuindo certa uniformidade no modo de vida. Populações bênticas coexistindo entre si e com o ambiente, compõem associações de organismos que ao longo do tempo podem refletir as condições locais integradas, devidoprincipalmente a sua natureza séssil e de pouca mobilidade, permitindo que esses organismos sejam bons indicadores biológicos das condições e características do ambiente. A distribuição de espécies bentônicas é largamente influenciada pela topografia do leito do mar, tipo de substrato, disponibilidade de nutrientes e a velocidade da corrente de água. As mudanças de velocidade de velocidade da corrente deágua podem ter efeito sobre o sedimento ou sobre a macrofauna bentônica alterando a sua composição específica. Este trabalho irá abordar aspectos relevantes sobre a comunidade da macrofauna e esclarecer pontos importantes sobre seu papel no ecossistema.

Palavras-chaves: Macrofauna; Bentos; Marinho.

1 INTRODUÇÃO

As comunidades faunísticas variam em diferentes escalas espaciais etemporais. A identificação de relevantes escalas de variabilidade no espaço e no tempo é um pré-requisito para a compreensão de fatores e processos que geram os padrões biológicos nos ecossistemas.
Os bentos representam a biota dos organismos ligados aos fundos e da interface da água com materiais sólidos como algas, corais, esponjas, etc. constituídos de uma ampla variedade de filos envolvidos no ciclodos elementos no mar (FERES, 2011). Portanto, de reconhecida importância no fluxo de energia nas cadeias tróficas dos ambientes marinhos e estuarinos. Muitas espécies bentônicas constituem-se no principal item alimentar de muitos peixes demersais e outras desempenham importante papel na ciclagem de nutrientes através do processo de biorrevolvimento do sedimento, que acelera os processos deremineralização de nutrientes.
Dentre os ecossistemas presentes na região entre-marés e habitats da zona costeira, os substratos duros no geral são considerados alguns dos mais importantes por abrigarem um grande número de espécies de grande importância ecológica e ate econômica, tais como mexilhões, ostras, crustáceos e algumas espécies de peixes. Por receberem grandes quantidades de nutrientes desistemas terrestres, estes ecossistemas apresentam uma grande biomassa, assim como uma elevada produção primaria de microfitobentos e de macroalgas. Como consequência, estes habitats são locais de alimentação, crescimento e reprodução de um grande número de espécies.

2 MACROFAUNA MARINHA

A importância dos organismos bentônicos vem sendo cada vez mais enfatizada, uma vez que apresentamcaracterísticas importantes, tais quais a abundancia e a diversidade, que os capacitam como potenciais ferramentas para os estudos de monitoramento ambiental. Muitas espécies bentônicas ou associadas de alguma forma aos fundos marinhos possuem importância econômica direta, como é o caso dos crustáceos e moluscos. Outras constituem o principal item alimentar de peixes demersais, que vivem sobre a superfíciedos sedimentos. Por outro lado, não se deve subestimar o papel desempenhado por organismos bentônicos na aeração e remobilização dos fundos marinhos, acelerando os processos de remineralizaçao de nutrientes e consequentemente os próprios processos de produção primária e secundária.
A distribuição, abundância e diversidade da macrofauna marinha tem sido relacionada a fatores físicos, dos quais a...
tracking img