macroeonomia

2428 palavras 10 páginas
Trabalho Agregados Macroeconômicos

Faculdade Gama e Souza
Aluno: Raimundo Mota Pereira Júnior
Setembro 2013

A Macroeconomia estuda os grandes processos da Economia nacional como um todo. Ela observa as variáveis econômicas (oferta, demanda, preços, etc.) em termos agregados, ou seja, abrangendo todos os agentes econômicos na escala de todo o território do país que está em foco. Por isso, costuma-se falar nos agregados macroeconômicos, que são as variáveis mais abrangentes da Economia. Produção, emprego e desemprego, nível de preços e inflação, participação do Governo na economia, exportações, importações, entrada e saída de capitais, taxa de câmbio: esses são os principais aspectos abordados por esta subdivisão das Ciências Econômicas. Os Agregados Macroeconômicos são os resultados da mensuração da atividade econômica como um todo. É a dimensão TOTAL – o todo, não as partes isoladamente consideradas. Para se chegar a essas grandes somas – os agregados – os economistas recorrem a um conjunto de convenções, agrupando recursos, agentes, atividades produtivas, transações, variáveis - fluxo e variáveis - estoque. São então elaborados os levantamentos estatísticos e feitos os processos de contabilização em termos agregados. À metodologia sistematizada de levantamentos e de contabilização do todo, dá-se a denominação de Contabilidade Nacional um conjunto de grandes contas em que se contabilizam todas as transações que compõem a vida econômica de uma nação. E ainda as transações entre as nações.

Conceitos básicos da Contabilidade Nacional: Valor Adicionado (Produto), Renda e Dispêndio (Despesa).

Produto: é aquilo que é produzido. É o total da produção desenvolvida pelos meios de produção daquela sociedade em determinado período.
Renda: Renda pessoal ou consumo das famílias - somatório das remunerações recebidas pelos proprietários dos fatores de produção como retribuição pela utilização de seus serviços na atividade

Relacionados

  • Macroeonomia
    10937 palavras | 44 páginas
  • EPI_CAP2_INTAECONOMIA
    1799 palavras | 8 páginas
  • Recursos humanos
    15781 palavras | 64 páginas
  • atps
    16724 palavras | 67 páginas