Macroeconomia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (326 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Resposta:
1)
a) Para as empresas, a queda nos juros estimula o investimento no próprio negócio e desestimula as aplicações no mercado financeiro. Isso acontece porque, quanto menor for a taxa dejuros, maior a chance do retorno do investimento superar o rendimentos das aplicações financeiras. Além disso, estimula o consumo por parte da população, promovendo um cenário otimista para asexpectativas dos empresários.
b) Os investidores que possuem investimentos em fundos, cujos rendimentos estão atrelados à taxa Selic perdem com a queda dos juros. Todas as aplicações e produtos que sãovinculadas a essa taxa saem perdendo. Essas pessoas tendem a migrar para a poupança, que possui rendimentos fixos e não descontam imposto de renda.
c) Os bancos perdem por um lado e ganham por outro.Estas instituições ganhavam com os títulos públicos quando as taxas de juros estavam mais altas e agora eles passarão a valer menos. Os fundos se tornam menos atraentes para a população, fazendo com que,para conseguir mais aplicadores, os bancos tenham que reduzir as taxas de administração, passando a ganhar menos com esse investimento. No entanto, os pedidos de empréstimos irão aumentar, aumentandoos ganhos das instituições com esse serviço.
d) O governo também perde e ganha. Seus títulos se tornam menos atraentes para as instituições, fazendo com que ele perca. No entanto, ao ter que pagarmenos juros pelos títulos que lançam, suas dívidas se reduzem.
2)
O governo pode aumentar a taxa de juros, pois isso encarece e desestimula a concessão de crédito para a população, inibindo oconsumo. Assim, haverá menos dinheiro em circulação e não haverá pressões para o aumento de preços (diminuindo o risco de inflação). Outra medida é o aumento do depósito compulsório dos bancos, pois assimessas instituições terão menor quantidade de dinheiro para emprestar para a população. O governo pode também emitir títulos públicos, assim os bancos compram os títulos e haverá menor quantidade de...
tracking img