Macroeconomia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3791 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
CONCEITOS FUNDAMENTAIS DE CÁLCULO FINANCEIRO

O VALOR TEMPORAL DO DINHEIRO
NUNO M.M. PAZ
Aluno Nº 20101046

RUI E.F. BRAGA
Aluno Nº 9901057

RESUMO: Descrevem-se os tipos de rendimento dos agentes económicos e as suas possíveis aplicações (consumo ou poupança). Analisam-se, na óptica do Cálculo Financeiro, os conceitos de juro, tempo e capital. Apresentam-se os conceitos de operaçãofinanceira, equivalência de capitais, juro (e taxa de juro), desconto (e taxa de desconto), capitalização e actualização. Explica-se o conceito de valor acumulado, valor descontado e valor actual de um capital. Descreve-se a representação dos problemas de Cálculo Financeiro sobre a forma de diagramas temporais (ou rectas do tempo).

INSTITUTO POLITÉCNICO DE COIMBRA
INSTITUTO SUPERIOR DE ENGENHARIADE COIMBRA
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL
DEZEMBRO DE 2006

1. INTRODUÇÃO
O rendimento dos agentes económicos pode ser aplicado de duas formas diferentes: em consumo ou em poupança. As chamadas “operações financeiras” estão intimamente ligadas à aplicação do rendimento em poupança, sendo a base do chamado “investimento financeiro” da poupança. A génese do investimento financeiro reside novalor temporal do dinheiro – o juro. Assim para analisar um investimento financeiro (quer seja na perspectiva de cedência de moeda ou na óptica de financiamento) é necessário compreender a ligação que existe entre capital, tempo e juro. Estando o tempo presente em qualquer operação financeira e, variando valor de um capital com este factor, existe a necessidade de efectuar a equivalência entrecapitais reportados a instantes de tempo diferentes. A equivalência entre capitais pode ser efectuada recorrendo a uma equação matemática, denominada equação de equivalência (ou de valor), que pode ser escrita através do conhecimento de dois processos (inversos um do outro): o processo de capitalização e de actualização. Ao longo dos capítulos seguintes serão abordados estes conceitos e será tambémintroduzida a representação esquemática dos problemas de Cálculo Financeiro, muito útil na sua compreensão e resolução.

2. RENDIMENTO. APLICAÇÕES POSSÍVEIS.
Podemos definir rendimento como sendo o resultado da produção de bens e serviços num determinado período de tempo. No caso mais geral, o rendimento apresenta-se sobre a forma de moeda. O rendimento dos agentes económicos possui variadasorigens e, de uma forma genérica, pode ser classificado em dois tipos: o rendimento do sector privado e o rendimento do sector público. No sector privado, o rendimento tem normalmente origem em quatro fontes: os salários (rendimento do trabalho), as rendas (rendimento da terra), o juro (rendimento do capital) e o lucro (rendimento resultante da actividade económica das empresas). O rendimento nosector público, denominado rendimento nacional, pode ser encarado como uma medida do fluxo de bens e serviços na economia do país. Segundo a Teoria Económica, o rendimento pode ser aplicado de duas formas: em consumo ou em poupança. O consumo é o total de despesa em bens e serviços que tenham um tempo de vida definido e sejam utilizados de um modo específico. Do consumo não resulta qualquer retorno docapital investido. Com base na definição anterior, constata-se que o consumo pode ser feito em bens e serviços de caractér duradouro e não duradouro. A título indicativo considerem-se um automóvel e um sabonete, classificáveis, respectivamente, como bem de consumo duradouro e bem de consumo não duradouro. O rendimento excedente do consumo denomina-se por poupança. Também à luz da TeoriaEconómica, existem duas formas de aplicar a poupança: o entesouramento e o investimento. O entesouramento consiste em guardar a poupança (excedente do rendimento após consumo) sob a forma de moeda. O entesouramento não permite assim nenhum tipo de ganho ao longo do tempo. O investimento consiste em aplicar um determinado montante de poupança com o objectivo de o incrementar. O investimento pode ser...
tracking img