Macroeconomia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1464 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Respostas dos exercícios de Macroeconomia I
(1) No problema de otimização da firma representativa, onde ela escolhe a quantidade de trabalho que quer contratar de forma a maximizar o lucro, por que não é necessário checar as condições de segunda ordem do problema? Dicas: a função lucro é côncava ou convexa? Como você chegou a essa conclusão? Qual o papel das hipóteses do modelo clássico nessaconclusão?

Considerando que a produtividade marginal do trabalho é decrescente, as empresas contratam até o ponto em que a produtividade marginal do trabalho (PMgN ou FN) iguale o salário real W/P, sendo assim, a produtividade marginal do trabalho representa a própria demanda de trabalho pela empresa. Este gráfico tende a ser côncavo, ou próximo a isso, pois o nível de produtividade dotrabalhador tende a diminuir. Na economia clássica este papel é primordial para tomada de decisões dos agentes no modelo acima para demandar maior quantidade de trabalho o salário real deve diminuir para acompanhar a PMgN.
Fonte: (manual de macroeconomia da USP).
(2) Caso a oferta de trabalho das famílias fosse fixa (fosse uma reta vertical), explique por que os resultados do modelo clássico não mudariam.Por que leva em consideração a produtividade dessas famílias no trabalho e se o custo da mão de obra em relação ao produto não sofrem alterações, então no modelo clássico não há alterações (este modelo mudaria caso houvesse uma nova tecnologia).

Fonte: (manual de macroeconomia da USP)
(4) Defina desemprego friccional e dê exemplos.
É aquele que ocorre na transição de um tipo de empregopara outro. Pessoas que perderam o emprego não encontram sempre outro no momento imediatamente seguinte; há uma “fricção”, uma dificuldade de adaptação e de informação até ocorrer à recolocação. Também poderá ocorrer quando se atravessa um período de transição, de um trabalho para outro, dentro da mesma área, como por exemplo, na construção civil. É o tipo de desemprego de menor significaçãoeconômica.
Fonte: (www.ebah.com.br)
(5) As principais pesquisas de desemprego no Brasil são a Pesquisa Mensal de Emprego (PME) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e a Pesquisa de Emprego e Desemprego (PED) do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese). Consulte os sites do IBGE e Dieese e pesquise as principais diferenças entre estas pesquisas.• DIEESE – PED - elabora todos os meses, a pesquisa de desemprego nas seis regiões metropolitanas do país. (Belo Horizonte, Porto Alegre, Recife, Salvador, São Paulo e o Distrito Federal). Os analistas têm como base 3.000 domicílios, onde eles levantam dados como setor de atividade dos ocupados, tempo de permanência no emprego, tempo gasto na procura de trabalho e valor do rendimento recebido. Estãoincluídos tanto os trabalhadores com carteira assinada, como os que trabalham na informalidade. O Dieese divide o desemprego em três categorias: aberto (quanto às pessoas procuram emprego), oculto por desalento (pessoas que não procuraram trabalho nos últimos 30 dias) e oculto por trabalho precário (que realizam trabalhos precários, como bicos, por exemplo).

• IBGE - PME- A PME é uma pesquisade periodicidade mensal sobre mão de obra e rendimento do trabalho, abrange somente as informações referentes ao desemprego aberto. Ou seja, quando os trabalhadores que estão desempregados há mais de 30 dias procuram emprego. Se ele não procura emprego, ou faz bico, ele não entra na conta. Os analistas do IBGE avaliam a condição de atividade do trabalhador, condição de ocupação, rendimento médio eonde ele trabalha se é na indústria, serviços ou comércio.
Conclusão: As duas pesquisas são parecidas. As condições da seguridade social no Brasil são precárias, então não podemos colocar tudo junto [ou seja, deixar de dividir quem trabalha efetivamente, quem faz bico e quem está incluído na população ativa, mas está desanimado para procurar emprego].

Fonte: Fontes: Dieese (departamento...
tracking img