Macroeconomia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 130 (32445 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Economia - Macroeconomia

AS METAS E OS INSTRUMENTOS DA POLÍTICA MACROECONÔMICA

12.1INTRODUÇÃO

A Macroeconomia trata da evolução da economia como um todo, analisando a determinação e o comportamento dos grandes agregados, como renda e produto nacionais, investimento, poupança e consumo agregados, nível geral de preços, emprego e desemprego, estoque de moeda e taxas de juros, balanço depagamento e taxa de câmbio.

Ao estudar e procurar relacionar os grandes agregados, a macroeconomia não leva em conta o comportamento das unidades econômicas individuais, tais como famílias e firmas, a fixação de preços nos mercados específicos, os efeitos de oligopólios em mercados individuais etc. Essas são preocupações da Microeconomia. A Macroeconomia trata os mercados de forma global. Porexemplo, no mercado de bens e serviços, o conceito de Produto Nacional é um agregado de mercados agrícolas, industriais e de serviços; no mercado de trabalho, a Macroeconomia preocupa-se com a oferta e a demanda de mão-de-obra e com a determinação dos salários e nível de emprego, mas não se preocupa com diferenças em qualificação, sexo, idade, origem da forma de trabalho etc. Quando consideraapenas o nível da taxa de juros, não são destacadas devidamente as diferenças entre os vários tipos de aplicações financeiras.

O custo dessa abstração é que os pormenores omitidos são muitas vezes importantes. A abstração, porém, tem a vantagem de permitir estabelecer relações entre grandes agregados e proporcionar melhor compreensão de algumas das interações mais relevantes da economia, que seestabelecem entre os mercados de bens e serviços, de trabalho e de ativos financeiros e não financeiros.

Entretanto, apesar do aparente contraste, não há um conflito básico entre a Micro e a Macroeconomia, dado que o conjunto da Economia é a soma de seus mercados individuais. A diferença é primordialmente uma questão de ênfase, de enfoque. Ao estudar a determinação de preços numa únicaindústria, na Microeconomia consideram-se constantes os preços das outras indústrias. Na Macroeconomia, estuda-se o nível geral de preços, ignorando-se as mudanças de preços relativos de bens das diferentes indústrias.

A teoria macroeconômica, propriamente dita, preocupa-se mais com questões conjunturais, de curto prazo o desemprego (entendido como a diferença entre a produção efetivamente realizada e aprodução potencial da economia, quando todos os recursos estejam totalmente empregados) e inflação (aumento contínuo do nível geral de preços).

• A macroeconomia busca a imagem que mostre o funcionamento da economia em seu conjunto. Seu propósito é obter uma visão simplificada do funcionamento da economia, que, porém, permita ao mesmo tempo conhecer e atuar sobre o nível da atividadeeconômica de um determinado país ou de um conjunto de países.

A macroeconomia preocupa-se com o comportamento da economia como um todo, estudando o que determina e o que modifica o comportamento de variáveis agregadas como o desemprego, a inflação etc. Abrange o comportamento econômico e as políticas que afetam o consumo e o investimento. Abrange também o câmbio, a balança comercial e as políticasfiscal e monetária.

São consideradas questões estruturais problemas como desenvolvimento econômico, distribuição de renda, globalização, progresso tecnológico, as quais em geral, extrapolam a análise meramente econômica, envolvendo questões políticas, históricas etc., que não são equacionadas no curto prazo.

A parte da teoria econômica que estuda o comportamento dos grandes agregados aolongo do tempo (longo prazo) é denominada teoria do crescimento e desenvolvimento econômico.

12.2 AS METAS DA POLÍTICA MACROECONÔMICA

São as seguintes as metas de política macroeconômica:

1. Pleno emprego de recursos;

2. Estabilidade de preços;

3. Distribuição de renda socialmente justa;

4. Crescimento econômico.

As questões relativas ao emprego e à inflação são...
tracking img