Macroeconomia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1139 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL
COORDENADORIA DE EDUCAÇÃO ABERTA A DISTÂNCIA
Curso de Graduação em Administração Pública

MACROECONOMIA

Bataguassu – MS
Agosto- 2011
TAREFA I

1) Observando as definições apresentadas nesta Unidade, como você conceituaria o campo da Macroeconomia?

No ponto de vista de diversos autores, a Macroeconomia é o estudo da economia como um todo,incluindo o crescimento em termos de renda, variações nos preços e taxa de desemprego, até mesmo variações econômicas agregadas. Também há opiniões de que se trata de expansão da retratação da economia em geral pode também tratar do comportamento global da economia e período de recessão e recuperação, outros também afirmam que se relaciona ao comportamento humano agregado ao impacto da açãohumana sobre os grandes agregados.
Vimos que são bem amplas as definições de Macroeconomia, mas ao mesmo tempo possui em comum a preocupação pelo estudo integrado da economia, incluindo variáveis como renda, preço e taxas de desemprego, oferecendo-nos políticas para melhorar o desempenho econômico do país, sejam eles eventos econômicos bem ou malsucedidos.

2) Quais são as metas macroeconômicas?As metas seriam: alto nível de emprego, estabilidade de preços, distribuição justa da renda e o crescimento econômico.

3) Realize uma pequena dissertação do tamanho de uma lauda, comentando a evolução histórica das várias visões do campo da Macroeconomia.

Podemos dizer que a evolução da macroeconomia aconteceu em dois períodos: antes e depois da crise de 1929 com a quebra da bolsaeconômica de Nova York. O estudo dessa ciência é considerado novo ainda, mas estudando-a entende-se que ela surge fortemente baseada nos pensamentos de Keynes, onde ele tinha o conceito de que a condução da economia era de realizar curva de oferta em curto prazo.
A macroeconomia possui contribuição positiva para a estabilidade das sociedades, criando condições para o desenvolvimento socioeconômico. Edevemos começar por nós mesmos, por nossas experiências pessoais para julgarmos algumas das assertivas da macroeconomia.
No passado houve um período conhecido como o da matematização da economia, onde se acreditava que a economia poderia ser como a física, um entendimento da natureza a partir das leis matemáticas, sem aplicações práticas. Podemos perceber que em cada período históricoapresentaram-se problemas econômicos diferentes e por isso de nada valia uma definição abrangente se a cada vez o problema se apresentava de maneira particular.
Essa ciência teve sucessos e fracassos, e na condução da economia de qualquer país isto também ocorre assim cada economista tinha sua opinião própria. As ações dos macros economistas vão em direção contrária ao crescimento da economia, eles agem comantecedência para remediarem um “surto”; e isso acontece porque toda e qualquer ação econômica existem vantagens e desvantagens, ocorrendo em curto ou longo prazo.
Mas como dito antes, Keynes afirma que se deve preocupar com a de curto prazo, diz ainda que a teoria econômica não tenha conclusões prontas, é um método a seguir. A grande missão da Macroeconomia é o combate a inflação, e ele devemfavorecer o aumento do mecanismo de troca, crédito comercial, diminuição de despesas com frete e logística, melhoria de seguros para riscos às exportações e importações.
A grande fase de sucesso da macroeconomia atribui-se com as idéias de Keynes, e isso foi logo após a crise de 1929, onde se enxergaram uma solução. Essa evolução criou-se vários tipos de mercados, onde mantém o equilíbrio, sãoeles: mercado de: bens e serviços; moeda; câmbio, títulos e trabalho. Foi daí que os economistas perceberam que a macroeconomia poderia ser chamada de Teoria dos Ciclos Econômicos. As idéias de Keynes, uma vez que aplicadas poderiam antecipar em muito a recuperação dos fracassos de muitos países, essas idéias poderiam ser uma sólida base e um prudente ponto de partida, mas isso ainda vive presente...
tracking img