Macroeconomia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1787 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]

UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ – UVA

INSTITUTO DOM JOSÉ













INTRODUÇÃO A MACROECONOMIA


















HORIZONTE – CEARÁ
2012


INTRODUÇÃO

A Macroeconomia é uma das divisões da ciência econômica dedicada ao estudo, medida e observação de uma economia regional ou nacional como um todo. A macroeconomia é um dos dois pilares do estudo da economia, sendo o outro amicroeconomia.

A macroeconomia concentra-se no estudo do comportamento agregado de uma economia, ou seja, das principais tendências no que concerne principalmente à produção, à geração de renda, ao uso de recursos, ao comportamento dos preços, e ao comércio exterior. Os objetivos da macroeconomia são principalmente: o crescimento da economia, o pleno emprego, a estabilidade de preços e ocontrole inflacionário. Um conceito fundamental à macroeconomia é o de sistema econômico, ou seja, uma organização que envolva recursos produtivos.
Trata-se da evolução da economia como um todo, analisando a determinação e o comportamento dos grandes agregados, como renda e produtos nacionais, investimento, poupança e consumo agregados, nível geral de preços, emprego e desemprego, estoque de moeda etaxas de juros, balanço de pagamentos e taxa de câmbio.

A Macroeconomia trata os mercados de forma global. Por exemplo, no mercado de bens e serviços, o conceito de Produto Nacional é um agregado de mercados agrícolas, industriais e de serviços; no mercado de trabalho, a Macroeconomia preocupa-se com a oferta e a demanda de mão-de-obra e com a determinação dos salários e nível de emprego,mas não se preocupa com diferenças em qualificação, sexo, idade, origem da força de trabalho, etc. Quando considera apenas o nível de taxa de juros, não são destacadas devidamente as diferenças entre vários tipos de aplicações financeiras.



METAS DE POLÍTICA MACROECONÔMICA

São as seguintes as metas de política macroeconômica:

• Pleno emprego de recursos: O objetivo teórico de qualquereconomia é atingir o "pleno emprego" seja dos recursos existentes seja no domínio da mão de obra. Ou seja, quando os fatores produtivos estão todos aproveitados e, portanto, gerando um potencial de riqueza que reverte a favor do Estado considerado como o conjunto dos cidadãos. Um país em pleno emprego atinge maiores níveis de desenvolvimento, podendo com isso e se forem aplicadas medidaspolíticas corretas reduzir as suas assimetrias sociais e econômicas.




• Estabilidade de preços: Define-se a inflação como um aumento contínuo e generalizado do nível geral de preços. Mesmo em países desenvolvidos, mostra-se que, quanto maior o nível de atividade econômica, mais os recursos produtivos tendem a ficar no limite de sua utilização, o que gera normalmente tensões inflacionárias. Daí anecessidade de políticas econômicas que tenham por objetivo a estabilidade do comportamento do nível geral de preços.




• Distribuição de renda socialmente justa: Apesar do crescimento econômico, que levou o Brasil a ultrapassar o Reino Unido e consolidar o sexto maior Produto Interno Bruto (PIB) do planeta, o país ainda é uma nação de desigualdades. O Brasil conseguiu reduzir a desigualdade nadistribuição de renda nos últimos anos, mas ainda é o quarto país com maior discrepância da América Latina, perdendo apenas para a Guatemala, Honduras e Colômbia. Em 1990, era número 1 do ranking das nações com pior distribuição de renda. O rápido crescimento, no entanto, não significou o desenvolvimento das regiões urbanas do país, que sofrem com problemas de infraestrutura, moradia, transporte,poluição e segurança pública. Além disso, cinco cidades brasileiras estão entre as que têm pior distribuição de renda entre as camadas da população em toda a América Latina: Goiânia, Fortaleza, Belo Horizonte, Brasília e Curitiba.




• Crescimento econômico: Se existem desemprego e capacidade ociosa, pode-se aumentar o produto nacional por meio de políticas econômicas que estimulem a...
tracking img