Macroeconomia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2232 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Inflação- kit 8 A

1-A inflação é definida como um aumento contínuo e generalizado no índice de preços, ou seja, os movimentos inflacionários são aumentos contínuos de preços, e não podem ser confundidos com altas esporádicas de preços.
Inflação de demanda é a inflação provocada pelo excesso de demanda agregada
A inflação de custos pode ser associada a uma inflação tipicamente de oferta. Onível da demanda permanece o mesmo, mas os custos de certos fatores importantes aumentam. Com isso ocorre uma retração do produto, deslocando a curva da oferta e do produto para trás, provocando um aumento dos preços de mercado.
2-A distorção mais séria provocada por altas taxas de inflação é a piora da distribuição de renda, devido à redução do poder aquisitivo da classe trabalhadora, quedependem de rendimentos fixos, com prazos legais e reajustes (dissídios coletivos). Também deve ser destacado o efeito que altas taxas de inflação provocam sobre investimentos e, consequentemente, no crescimento econômico.
Pode ocorrer ainda que, na tentativa de recuperar o saldo comercial, as autoridades lancem mão de desvalorizações cambiais, as quais, tornando a moeda nacional mais baratarelativamente à moeda estrangeira, podem estimular a colocação de nossos produtos no exterior, ao mesmo tempo em que se desestimulam as importações. Entretanto, as importações essenciais, das quais o país não pode prescindir (como petróleo, fertilizantes, equipamentos sem similar nacional), tornar-se-ão inevitavelmente mais caras, pressionando para cima os custos de produção. Fecha-se um verdadeiro ciclovicioso, com nova elevação de preços provocada pelo repasse do aumento dos custos aos preços dos produtos finais.
3-
a) Neoliberal:
Durante todo o período de 1964-1973, o diagnostico para as causas da inflação brasileira utilizava a linha de pensamento econômico ortodoxa/neoliberal, que atribuía ao excesso de demanda, associado ao desequilíbrio das contas públicas, a responsabilidade peloprocesso inflacionário. O principal mecanismo de política econômica de combate à inflação para essa corrente estava na redução da demanda agregada, com a redução dos gastos do governo (e a conseqüente redução do tamanho de Estado), com uma política salarial restritiva e controle da oferta monetária.
b) Inercialista:
Os pressupostos teóricos dessa teoria eram os de que a economia brasileira seencontrava altamente indexada, ou seja, todos os negócios, contratos etc. eram os firmados com base num índice que procurava garantir a correção monetária dos valores envolvidos. Dessa forma, todos os aumentos de preços da economia, gerando um processo automático de realidade da inflação.
c) Estruturalista:
Havia também a chamada corrente estruturalista ou cepalina, que supunha que a inflação em paísesem via de desenvolvimento era essencialmente causada por pressões de custos. Os estruturalistas supõem que as causas da inflação de localizam no comportamento do setor privado (oligopólios, latifúndios) e não do setor público. A formação ideológica desses economistas, com grande influência socialista e marxista, tornou-se ferrenhos defensores de uma economia mais centralizada, baseada emplanejamento e grande participação do Estado.
4- Com os preços sempre iguais, a pessoa pode fazer planos a longo prazo, com isso a renda da pessoa pode aumentar,mas a inflação acaba diminuindo sua renda.

5- Se o governo emitir moedas para cobrir vai ocorrer um aumento na inflação.

6-Pela corrente estruturalista, através de reformas estruturais (por exemplo, a reforma agrária) e pelo controle depreços dos setores oligopolizados. Pela corrente ortodoxa, pela redução da demanda agregada, com a redução dos gastos do governo (e a conseqüente redução do tamanho do Estado), com uma política salarial restritiva e controle da oferta monetária. O plano cruzado procurou romper com o mecanismo de propagação da inflação, congelando os preços, os salários e o cambio, numa tentativa de eliminar a...
tracking img