Macroeconomia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (561 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Macroeconomia

A macroeconomia estuda as relações de grandes grupos agregados para combater a inflação e o desemprego. Para isso estuda a renda nacional, o nível de emprego, o nível de preços,consumo, poupança, exportações, investimentos totais; o mais conhecido desses agregados é o Produto Interno Bruto (PIB), onde são somados todos os valores monetários de bens e serviços finais feitos nopaís. A macroeconomia vê de forma semelhante o mercado de trabalho, onde se agrega todos os tipos de empregos remunerados, com isso existem outras duas variáveis, a Taxa Salarial e o Nível de Emprego dopaís.

A política da macroeconomia tem alguns objetivos pré-determinados: alto nível de emprego, estabilidade de preços, distribuição de renda social justa e o crescimento econômico.

Amacroeconomia procura combater a inflação, que é o aumento do nível geral de preço, que por sua vez provoca a desvalorização da moeda e gera assim a distorção de toda a ordem no sistema econômico, piorando adistribuição da renda, pois as pessoas ou famílias de baixa renda monetária passam a encontrar dificuldades com a inflação.

Para a distribuição de renda social justa o governo pode interferir comimpostos, subsídios e transferências; essas transferências têm como objetivo final, deixar a distribuição justa e equitativa. O crescimento econômico é o aumento da capacidade produtiva da economia,sendo assim a produção de bens do país, pois quanto maior o produto do país, mais rica é a economia.

Para atingir as metas o governo tem que atuar em cima da capacidade produtiva e das despesas dasociedade. Para fiscalizar é usado pelo governo, a Política Fiscal, a Política Monetária, a Política Cambial e a Comercial.

A Política Fiscal que diz respeito às decisões do governo sobre os gastos etributos, procura combater a inflação. Com o objetivo de melhor distribuição de renda o governo utiliza recursos para os menos favorecidos, passando a gastar com regiões atrasadas, impondo impostos...
tracking img