Macroeconomia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2055 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO À MACROECONOMIA - INFLAÇÃO
Introdução:
A Macroeconomia estuda a economia como um todo, analisando a determinação e o comportamento de grandes agregados, tais como: renda e produtos nacionais, nível geral de preços, emprego e desemprego, estoque de moeda e taxas de juros, balanço de pagamentos e taxas de câmbio. Não tem por enfoque o comportamento das unidades econômicas individuais ede mercados específicos, essas são as preocupações da microeconomia.
A Macroeconomia trata o mercado de bens e serviços como um todo (agregando produtos agrícolas, industriais e serviços de transporte, por exemplo), assim como o mercado de trabalho (não se preocupando com as diferenças na qualificação, sexo, idade, origem de força de trabalho, etc).
Esse enfoque mais agregativo pode omitirfatores específicos importantes. Apesar disso, a abordagem global tem a vantagem de estabelecer relações entre grandes agregados e permitir uma compreensão maior de algumas das interações mais relevantes da economia, entre os mercados de bens e serviços, o "mercado" monetário, financeiro e cambial,e o mercado de trabalho, representando assim importante instrumento para a política e a programaçãoeconômica.
Porém, não há conflito entre a Micro e a Macroeconomia,a diferença é uma questão de ênfase, de enfoque. Ao estudar a determinação de preços num dado setor, na Microeconomia consideram-se constantes os preços dos outros setores ( a hipótese de coeteres paribus). Na Macroeconomia estuda-se o nível geral de preços, ignorando-se as mudanças de preços relativos dos bens dos diferentes setores.Denomina-se Teoria do Desenvolvimento e Crescimento Econômico, a parte da teoria econômica que estuda questões de longo prazo, preocupando-se com a tragetória de longo prazo da economia. Dedica-se fundamentalmente às questões estruturais, que não envolvem apenas a utilização de instrumentos de política econômica, mas também a fatores institucionais, sociais, tecnológicos, como a qualificação demão-de-obra, progresso tecnológico, qualidade de vida da população, distribuição de renda, etc.
Em resumo, a teoria macroeconômica tradicional trata fundamentalmente das questões do desemprego e da inflação, consideradas como problemas de curto prazo ou conjunturais, enquanto as teorias de desenvolvimento e crescimento incorporam questões estruturais, que envolvem políticas cujos efeitos demandamum período maior de tempo para apresentarem resultados, pois exigem midanças profundas na estrutura econômica e institucionais do país.
São seguintes os objetivos da política macroeconômica: um alto nível de emprego, a estabilidade de preços, uma distribuição de renda socialmente justa e o crescimento econômico.
As questões relativas ao emprego e à inflação são consideradas conjunturais, decurto prazo; è a preocupação central das chamadas políticas de estabilização. As questões relativas ao crescimento econômico e a distribuição de renda envolvem aspectos também estruturais, que são predominantemente de longo prazo.
Também apresenta como meta o equilíbrio no balanço de pagamentos, ou equilíbrio externo,(demanda agregada representa um meio, um instrumento que depende da orientação geralda política econômica determinada pelo governo sobre as metas já assinaladas.
A política macroeconômica envolve a atuação do governo sobre a capacidade produtiva (oferta agregada) e as despesas planejadas (demanda agregada), com o objetivo de permitir que a economia opere em pleno emprego, com baixas taxas de inflação, com distribuição de renda dúvida, e cresça de forma contínua e sustentável.Os principais instrumentos para atingir tais objetivos são as políticas fiscal, monetária, cambial, comercial e de rendas.
POLÍTICA FISCAL: refere-se a todos os instrumentos de que o governo dispõe para arrecadar tributos (política tributária) e controlar suas despesas (política de gastos). A política tributária é utilizada como meio de manipulação da estrutura e alíquotas de impostos, para...
tracking img