Macroeconomia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (662 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Macroeconomia

A macroeconomia tem como objetivo estudar o comportamento da economia como um todo, as expansões e as recessões, o produto total da economia como bens e serviços, o crescimento doproduto, as taxas de inflação e desemprego, a balança de pagamentos e as taxas de câmbio.
Conhecida também como teoria de renda, preocupa-se com a obtenção ou criação das riquezas econômicas e suasrespectivas repartição ou distribuição, podemos defini-la como um estudo que engloba toda a economia.
A política macroeconômica envolve a atuação do governo sobre a capacidade produtiva de oferta edemanda, com o objetivo de permitir que a economia opere em pleno emprego, com baixas taxas de inflação, e uma distribuição de renda justa.
Os principais instrumentos para atingir esses objetivos são aspolíticas fiscais, monetária, cambial e de rendas.
A política fiscal é de poder do governo, e diz respeito aos gatos públicos e alíquotas de impostos. Aumentos nos gastos públicos aumentam a renda dopaís, devido o aumento da demanda agregada. Os recebedores dos gastos iniciais do governo gastarão o montante em bens e serviços ofertados pelas empresas, aumentando assim as suas receitas. Aumentosnas alíquotas de impostos reduzem a renda nacional disponível, o que reduz o montante que os consumidores dispõem para gastar com bens e serviços, diminuindo a receita de empresas.
A políticamonetária é controlada pelas autoridades monetárias: Banco Central, COPOM e CMN. As variáveis afetadas pelas autoridades monetárias são as ofertas de moeda e taxa de juros de curto prazo.
Aumentos naoferta de moeda por meios de instrumentos de política monetária como Operações de Mercado Aberto e políticas de redesconto, aumentam a renda nominal e reduzem a taxa de juros de curto prazo, aumentando arenda das empresas tanto pelo aumento dos gastos dos consumidores pelo aumento do estoque de moeda, como pela redução da taxa de juros sobre empréstimos e financiamentos. A mais, a redução da taxa...
tracking img