Macroeconomia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (258 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1. O novo governo sinaliza que a tendência de alta de juros de empréstimos bancários deve continuar. Esse aumento é reflexo da alta da taxa básica dejuros (Taxa Selic). Os efeitos dessa medida afetam todos os agentes da economia, de diversas formas. Explique de que forma são afetados:

a) as empresasos juros altos prejudicam as empresas, que ficam mais receosas de tomar empréstimos para investir em expansão.

b) os poupadores

praticamentemanteriam seu dinheiro pois qualquer transação custaria mais do que o esperado e mesmo com a saque e pagamento em dinheiro as mercadorias vão ficar mais carasgerando inflação.

c) as instituições financeiras (bancos comercias)
no caso dos bancos ocasionaria uma diminuição drástica no pedido de financiamentoque é um dos pilares da renda dos bancos.

d) o governo
o Selic para o governo pode se considerar como um mercado, pois quem controla as vendas ecompras citadas a cima é o Tesoura Nacional (órgão do governo) por isso cada vez mais alta a taxa do Selic mais compras e vendas estão sendo realizadas logomais dinheiro o Governo esta ganhando nessas vendas por taxa de administração.

2. Cite dois instrumentos que o governo pode utilizar quando decidepraticar uma política monetária expansiva e seus efeitos.

1o.) a fixação da taxa básica de juros;
o Banco Central reduz os juros e aquece a economia.

2o.) as operações de compra e venda de títulos no mercado aberto;
A compra de títulos pelo Banco Central corresponde a uma injeção de recursos no sistema.
tracking img