Macroeconomia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (340 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Macroeconomia
A macroeconomia estuda a economia analisando a renda, produto, emprego e desemprego, nível geral dos preços e outros. A teoria macroeconômica preocupa-se mais com aspectos de curtoprazo, analisando também os grandes agregados, preocupando-se com a trajetória de longo prazo da economia.
Os objetivos da teoria macroeconômica são o alto nível de emprego, estabilidade de preços,distribuição de renda socialmente justa, crescimento econômico. No Brasil as metas de crescimento tem se mostrado conflitantes principalmente ao fator educacional, com a maioria da mão-de-obra com baixaqualificação e com baixos rendimentos.
Decidir que estratégia econômica implementar e qual o objetivo prioritário pertence mais ao âmbito do poder político.Cabe aos economistas apresentar os custos eos benefícios de cada alternativa de política econômica, mas a decisão final sobre qual caminho percorrer pertence aos políticos.
A política macroeconômica envolve a atuação do governo sobre acapacidade produtiva (oferta agregada) e despesas planejadas (demanda agregada), com o objetivo de permitir que a economia opere a pleno emprego com baixas taxas de inflação e com uma distribuição de rendajusta. Os principais instrumentos para atingir tais objetivos são as políticas fiscal, monetária, cambial, comercial e de rendas.
A estrutura básica do modelo macroeconômico compõe-se de cincomercados:
Mercado de bens (esse mercado determina o nível de produção agregada bem como o nível geral de preços).
Mercado de trabalho (admite-se a existência de um único tipo de mão-de-obra)
Mercadomonetário (demanda de moeda, a demanda e a oferta de moeda determinam a taxa de juros)
Mercado de títulos ( o mercado de títulos é incluído no modelo macroeconômico básico para que seja analisado opapel dos agentes econômicos superavitários e deficitários ).
Mercado de divisas (A oferta de divisas depende das exportações e da entrada de capitais financeiros, enquanto a demanda de divisas é...
tracking img