Macroeconomia - moeda - resumo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 27 (6588 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Origem da Moeda
Na antigüidade havia o escambo, que é apenas permuta, ou seja, uma simples troca de mercadoria por mercadoria.
Algumas mercadorias passaram a ser consideradas como Moeda-Mercadoria, pois pela sua utilidade, passaram a ser mais procuradas do que outras. Como por exemplo, o gado (pela sua facilidade de locomoção) e o sal (devido a sua conservação). Mas existiam alguns problemascom estas moedas- mercadorias: não eram fracionáveis, não permitia o acúmulo de riquezas e em alguns casos eram perecíveis.
Quando o homem descobriu o metal, logo passou a utilizá-lo para fabricar seus utensílios e armas anteriormente feitos de pedra. Os utensílios de metal passaram a ser mercadorias muito apreciadas, como as chaves, facas, entre outros. A moeda passou então a ser em formato deobjetos.
Surgem, então, no século VII a.C., as primeiras moedas com características das atuais: são pequenas peças de metal com peso e valor definidos e com a impressão do cunho oficial, isto é, a marca de quem as emitiu e garante o seu valor.
Com a emissão das moedas surgem as primeiras casas de custódia de metais preciosos. Estas casas de custódia se ocupavam em garantir a segurança do patrimôniopessoal dos depositantes, e em troca do Ouro depositado, emitiam certificados de depósito. EX: Vale Uma Libra (medida) de Ouro; Vale um Peso de ouro. Esta Moeda-papel das casas de custódia tinha lastro 100% no ouro.
Com o tempo, as casas de custódia perceberam que nem todos reconvertiam os certificados em metais e, além disso, quando alguns o faziam, outros realizavam novos depósitos. O estudodesse padrão de retiradas permitiu que as casas de custódia passassem a emitir certificados sem lastro em ouro, passando então a termos a Moeda-fiduciária (sem lastro, curso legal, mas físicas – notas, moedas)
Estas casas de custódia de antigamente se transformaram nos bancos atuais (como o Bradesco, Itaú, Santander, Citybank,...) e a moeda passa a ser Moeda Bancária (escritural, multiplicada,inventada) que é criada em enormes quantidades diárias por corporações privadas, que são os bancos. A falta de realidade de em pensar que os empréstimos em dinheiro que os bancos concedem é garantido pelos depósitos realizados, não é realmente o que ocorre. Os bancos criam o dinheiro que eles vão emprestar pela promessa de pagamento do tomador de empréstimo adicionado de juros (e se não pagar perde acasa, o carro, ou qualquer ativo que possa ser penhorado como garantia).
Mas devido a problemas (como a desconfiança dos agentes,quanto a saber se realmente o banco possui dinheiro, que pode levar a uma corrida bancária), surge a necessidade de regulação e do sistema de reservas obrigatórias. Devido à regulações reforçadas e inspeções feitas de surpresa os banqueiros concordaram em limitar aquantidade fictícia dos empréstimos em dinheiro (sistema de reservas fracionárias).
No começo, a idéia básica era de que a moeda serviria apenas para transações (visão ortodoxa). O dinheiro que não era usado era poupado e alguém o tomaria emprestado. Não havia a possibilidade de entesouramento, pois este entesouramento seria irracional.
Também a noção de criação de moeda a partir do nada,característica do sistema fiduciário, criou temores inflacionários (Alguns ortodoxos não gostam de admitir, mas eles sempre gostaram da idéia de lastro, pois impede financiamento de governos).
Havendo entesouramento, existe a possibilidade de desemprego involuntário. Isso ocorre tanto numa economia em que a moeda que circula é ouro como numa economia em que a moeda que circula é a moeda fiduciária (desdeque o Banco central não emita dinheiro que compense a quantidade entesourada).
Demanda de Moeda
A moeda possui pelo menos quatro funções:
1. Meio de troca: A moeda é o instrumento intermediário de aceitação geral, para ser recebido em contrapartida da cessão de um bem e entregue na aquisição de outro bem (troca indireta em vez de troca direta). Isto significa que a moeda serve para solver...
tracking img