Macroeconomia cap. 5

Páginas: 2 (412 palavras) Publicado: 25 de novembro de 2012
RESPOSTAS
Cap. 5 – página 116
O Sistema Keynesiano (I): O Papel da Demanda Agregada

1. Explique como as origens da revolução Keynesiana associam-se ao problema do desemprego.

De acordocom a teoria de Keynes, o alto desemprego era resultado de uma insuficiência de demanda agregada. A demanda agregada estaria muito baixa em razão da inadequada demanda por investimentos. A teoria deKeynes forneceu a base das políticas econômicas de combate ao desemprego. As políticas econômicas deveriam ser delineadas de forma a estimular a demanda agregada. Na época da depressão, Keynes apoioumedidas de política fiscal para estimular a demanda, principalmente os gastos do governo com obras públicas. De maneira geral, a teoria keynesiana defende o uso das políticas monetária e fiscal pararegular o nível da demanda agregada. Para entender o caráter revolucionário da teoria keynesiana é útil considerar o estado do pensamento econômico com relação ao problema do desemprego, enquanto umaquestão de política econômica, á época de seu desenvolvimento.

2. Interprete cada uma das três formas de expressar condição para renda de equilíbrio no modelo keynesiano simples -Equações (5.2), (5.5) e (5.6). Explique por que as três formas de expressão da condição de equilíbrio são equivalentes.

Equação 5.2 - A produção de um nível de produto Y gera um nível de renda equivalentepara as famílias. Uma porção dessa renda, igual a demanda por consumo ( C ), volta diretamente as firmas, como demanda por bens e serviços. O nível de produto será de equilíbrio se essa demanda geradadiretamente (C), quando somada aos dispêndios das firmas com os investimentos desejados (I) e aos gastos do governo (G), produzir uma demanda total igual a Y.
Equação 5.5 – Um fluxo de produçãoestará em equilíbrio se os vazamentos (S+T) do ciclo central de nosso diagrama forem compensados exatamente pelas injeções (I+G) aos fluxos de renda e produção centrais. Isso assegura que a renda que...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • cap 5
  • Cap 5
  • Cap 5
  • cap 5
  • Cap 5
  • Cap 5
  • cap. 5
  • Cap.5

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!