Macroambiente

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1539 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1. a) Descreva as forças que compõem o macroambiente.

1) Ambiente Político-Legal: padrões de organização do Estado, formado por leis, códigos, órgãos governamentais e grupos de pressão que influenciam e limitam comportamentos individuais e coletivos.
Exemplos:
- Legislação trabalhista: norma legislativa brasileira referente ao Direito do trabalho e o Direito processual dotrabalho;
- Legislação Tributária: se refere às leis referentes à definição de tributos, atribuição de responsabilidade tributária e à cobrança de tributos no país, incluindo a fiscalização e as penalidades para quem não cumpre a lei.
- Código de Defesa do Consumidor: obriga colocar preço nos produtos expostos para o consumidor, direito de o consumidor efetuar a troca dos produtos dentrode um prazo estabelecido, etc.;
- Lei Anti Fumo: proibição da veiculação de propagandas de cigarro na TV; - Lei Seca: proibição de propagandas de bebida alcoólica em determinado horário e de venda de bebidas alcoólicas nas rodovias federais, etc.

2) Ambiente Econômico: as pessoas para poderem adquirir bens ou serviços no mercado necessitam do poder de compra. O ambiente econômicoengloba os fatores que afetam o poder aquisitivo do consumidor e os seus padrões de gastos.
Ex: inflação, taxas de juros, aumento ou diminuição do PIB (Produto Interno Bruto), distribuição de renda, níveis de emprego, etc.

3) Ambiente Sócio-Cultural: composto por instituições e outras forças que afetam as tradições culturais, valores, ideologias, costumes sociais, mitos, crenças. Produtos eserviços são desenvolvidos de acordo com as necessidades e estilos de vida.
Ex: preocupação com a saúde e a estética (academias e produtos diet e light), impacto dos grupos musicais sobre os jovens no estilo de vestir e normas sexuais.
4) Ambiente Demográfico: estudo estatístico das populações humanas e suas características, de acordo com cada região. Devem-se considerar os seguintesaspectos: crescimento da população mundial, composição da faixa etária, composição étnica, níveis de instrução, renda familiar, escolaridade, ocupação, localização, etc.

5) Ambiente Tecnológico: são novas tecnologias que proporcionam uma melhor execução das suas operações e realização das tarefas. As condições tecnológicas influenciam na competitividade das empresas quando se trata deinovações, pois novas tecnologias são sinônimos de novos mercados e oportunidades. Toda tecnologia nova substitui uma tecnologia antiga.
Como exemplos, os transistores prejudicaram a indústria de válvulas, os CDs substituíram os discos de vinil.
Mais recentemente a tecnologia moderna vem como destaque a TV de Led que vem substituindo a TV de LCD, os tablets substituindo os PC’s.

6)Ambiente Natural: o ambiente natural é o tema mundial de maior importância para as empresas e para o público. Devem-se conscientizar de quatro tendências do ambiente natural: escassez de matéria-prima, aumento do custo de energia, aumento da poluição, intervenção governamental na administração dos recursos naturais.

7) Ambiente Internacional: pode-se definir como parte da globalização, abertura dosmercados, onde as empresas investem e buscam novos mercados fora dos seus países ou mercado local.
- Eliminação de barreiras ao livre comércio
- Formação de blocos econômicos (MERCOSUL, ALCA)
- Unificação européia com a criação da moeda única (Euro)

b) Como as forças macroambientais podem influenciar nos negócios do McDonald’s. Exemplifique.

1) AmbientePolítico-Legal: um exemplo claro é a isenção do ICMS sobre a venda de sanduíches BigMac, realizado desde 1988, no último domingo de agosto, durante o evento “MCDia Feliz”.
A SEFAZ (Secretaria da Fazenda) de cada estado estabelece esta isenção do imposto através de Resolução (ato em que o administrador define normas de procedimento.)

2) Ambiente Sócio-Cultural: todo o recurso arrecadado...
tracking img