Macroambiente

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1435 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE CÂNDIDO RONDON DE CAMPO VERDE
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO









CRISLAINE CLÁUDIA LOREGIAN DAMBRÓS
EUDIRENE MARIA DE SOUZA
MAIRA INÊS NOSCHANG
MARINÊS REFATI ALMEIDA
OSVALDO LUIZ LACERDA DE QUEIROZ
KELLY MAYARA LEVANDOWSKI








MACROAMBIENTE
























CAMPO VERDE
2012CRISLAINE CLÁUDIA LOREGIAN DAMBRÓS
EUDIRENE MARIA DE SOUZA
MAIRA INÊS NOSCHANG
MARINÊS REFATI ALMEIDA
OSVALDO LUIZ LACERDA DE QUEIROZ
KELLY MAYARA LEVANDOWSKI



















MACROAMBIENTE









Trabalho apresentado a disciplina de Gestão Estratégica Curso de Administração de Empresas da Faculdade Cândido Rondon de CampoVerde, para obtenção de nota parcial bimestral.











CAMPO VERDE
2012
CONCEITO DE MACRO AMBIENTE

O ambiente externo à empresa é tudo aquilo que acontece fora das portas da mesma e que influencia seu funcionamento. Ele pode ser dividido de diversas formas. A maneira mais conveniente para seu estudo é dividi-lo em macroambiente e microambiente. O macroambienteinfluencia diretamente as atividades da organização, por outro lado a empresa dificilmente influencia diretamente seu macroambiente. A análise do macroambiente é fundamental para o diagnóstico da situação da empresa, pois ele é constituído por forças incontroláveis que indicam as ameaças e oportunidades da organização.
A expressão macro ambiente (também chamado envolvente contextual) designa umconjunto de variáveis contextuais não controladas pela empresa, mas que afetam o seu desempenho e influenciam as suas estratégias e o seu processo decisório. O macroambiente pode ser dividido em partes menores para facilitar a sua compreensão, entretanto essas partes não atuam sozinhas, sempre há uma correlação entre elas. Fazem parte do macroambiente variáveis como o contexto econômico, demográfico,social, político legal, tecnológico etc. Em cada projeto, cada um deles possui a sua carga de importância, cabe ao planejador eleger qual contexto deve ser analisado com mais profundidade.
Contexto econômico: indica como os recursos são distribuídos e utilizados dentro do ambiente, muitas vezes afetam o modo como a organização faz negócios. Inclui variáveis como o crescimento da economia, a taxade inflação, taxa de desemprego, taxas de câmbio, evolução do consumo privado, taxa de poupança, entre outros.
Contexto sociocultural: descreve as características da sociedade que a organização está inserida. Inclui variáveis como a estabilidade social, estilos de vida, valores sociais, religião e a própria cultura.
Contexto político legal: são os elementos relacionados à obrigação governamentale são as regras e leis que devem ser seguidas (legislação aprovada). Inclui a estabilidade política, as políticas econômicas, a legislação laboral, enquadramento legal, finalidade e política de incentivos.
Contexto tecnológico: são as novas abordagens para produção de mercadorias e execução de serviços (procedimentos e equipamentos). Inclui todas as inovações tecnológicas quer ao nível doproduto, quer do processo, a legislação sobre proteção de patentes, incentivos à investigação e desenvolvimento, etc.
O ambiente externo é também constituído por uma parte mais específica denominada microambiente.
O macroambiente influência todas as empresas, não na mesma intensidade, mas na medida do impacto causado sobre cada uma. Fazem parte do macroambiente os fatores incontroláveis de mercado,que as empresas não conseguem controlar isoladamente das tendências do ambiente externo. Em meio a tantas informações contidas no macroambiente se faz necessário que seu processamento aconteça em constante evolução e em uma base contínua a partir de quadro etapas. A primeira etapa é o rastreamento que é a identificação de sinais de mudanças do ambiente e suas tendências. A segunda etapa consiste...
tracking img