Macro economia para executivos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3682 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
FUNDAÇAO GETULIO VARGAS
FGV MANAGEMENT – MBA GESTAO EMPRESARIAL
MACROECONOMIA PARA EXECUTIVOS















TRABALHO DE CLASSE











Alunos:
Abilio César de Oliveira
Marcio de Castro Fonseca
Tomas Silveira Guimarães Filho











Natal
Fevereiro/2006.

1 – O produto nacional é o valor total da produção da economia em determinado período detempo, sendo medido pelo somatório da produção de bens e serviços. Para evitar dupla contagem, só se inclui no produto o valor dos bens e serviços finais produzidos durante o período em questão. Uma maneira equivalente de aferir o produto se obtém pelo conceito de valor adicionado. Denomina-se valor adicionado em determinada etapa da produção a diferença entre o valor bruto produzido nessa etapa eos consumos intermediários.

2- Quando tomamos uma cerveja em casa essa cerveja se tornou consumo final quando compramo-la no supermercado logo o fato de tomarmos em casa não aumenta a renda nacional. Mas quando tomos a cerveja no restaurante gera renda pois estamos pagando por ela e isso entra no cálculo da renda nacional como valor adicional em relação ao custo que ela teve para orestaurante.
A segunda assertiva também é correta, pois quando tomamos a cerveja na casa do amigo ela não gera nenhum valor adicional para ser computado não cálculo da renda nacional da mesma forma que quando compramos para bebermos em casa. Em ambos os casos se tornaram produto final quando um de nos comprou a cerveja no supermercado.

3- Existe outra forma de gerar divisas que não seja a de superávitem transações correntes, por exemplo, se o Brasil fizer um empréstimo junto ao FMI esse dinheiro não entra no Saldo de Transações correntes e entra direto no Saldo do Balanço de Pagamento.

4- Nem sempre. Se acontecer algum empréstimo junto ao FMI essa operação não entra no saldo de transações corrente e sim no Saldo do balanço de Pagamento.

5 - Nem sempre. Se acontecer algum empréstimo juntoao FMI essa operação não entra no saldo de transações corrente e sim no Saldo do balanço de Pagamento.

6 – os agentes que ofertam no mercado de câmbio: exportadores, investidores internacionais quando compram títulos no Brasil e outros
Os agentes que demandam câmbio são: importadores, empresas brasileiras com dividas internacionais quando do pagamento das mesmas e outros
i) o aumento dataxa de juros internas deve gerar uma redução da taxa de câmbio pois a remuneração do capital dos investidores internacionais aumenta logo vai aumentar a oferta de dólares no mercado deslocando a curva da oferta para direita e levando o equilíbrio da taxa de câmbio para baixo
ii) Aumento da taxa de juros internacionais torna o investimento no Brasil menos atrativo se a taxa de juros internapermanecer a mesmo gerando a saída de capitais internacionais por conseqüência redução da oferta de dólares deslocando a curva de oferta para esquerda levando equilíbrio para cima.


7- Acreditamos que o regime de câmbio flutuante seja o mais indicado pois proporciona maior estabilidade ao país visto que não há ataques especulativos e conseqüentemente o Banco Central não tem que estar atuando atodo momento gastando as reservas internacionais. Além disso a taxa de câmbio é determinada pelo mercado o que confere maior acuracidade no valor real da mesma. O regime de câmbio flutuante também permite que a taxa de juros seja usada como elemento para estimular ou retrair a demanda ( e não para atrair capital estrangeiro como no câmbio fixo)tornando-se uma ferramenta poderosa no controle dainflação.

8 - Com as contas publicas sob controle o governo pode manter uma política fiscal forte e duradoura, vai sobrar capital para investimento na modernização das empresas nacionais substituindo importações, aumentando exportações gerando divisas que ajudam no controle interno de preços e no controle forte à inflação.

9 – Os instrumentos utilizados na condução da política monetária são :...
tracking img