Macro ambiente cultural

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1106 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Pesquisa Nacional Fiesp/IBOPE sobre o Perfil do Consumo de Alimentos no Brasil

São Paulo, 18 de maio de 2010

Objetivos gerais
Avaliar o grau de aderência da sociedade brasileira às tendências internacionais sobre o consumo de alimentos. Prover informações estratégicas a respeito do comportamento do consumidor, especialmente às micro e pequenas indústrias.

Foco da Pesquisa: alimentosindustrializados.

Metodologia
A pesquisa foi realizada em duas etapas distintas:
1ª etapa Qualitativa 2ª etapa Quantitativa

• 9 grupos de discussão. • São Paulo, Recife e Porto Alegre. • Homens e mulheres. • 25 a 60 anos; classes ABC. • Realizadas em março de 2010.

• 1.512 entrevistas, abril de 2010 . • Entrevistas face a face, domiciliar. • 9 principais capitais: São Paulo, Rio deJaneiro, Recife, Brasília, Belo Horizonte, Curitiba, Porto Alegre, Fortaleza e Salvador. • População com 16 anos ou mais. • Margem de erro: 3 pp.

As tendências encontradas no Brasil
Validação das tendências: 30 questões atitudinais
Sensorialidade e Prazer: entre o alimento que é mais gosto e outro que é mais saudável, eu escolho o mais gostoso. Saudabilidade e Bem-estar: se o alimento forsaudável, eu compro mesmo que seja mais caro. Conveniência e Praticidade: com a vida que levo, não tenho tempo de cozinhar em casa. Confiabilidade e Qualidade: para mim, a marca é o mais importante na hora de escolher o alimento. Sustentabilidade e Ética: dou preferência ao alimento industrializado se souber que o fabricante protege o meio ambiente ou tem projetos sociais.

As tendências encontradas noBrasil
Os resultados demonstram forte aderência às tendências de consumo de alimentos encontradas em outros países do mundo. Das quatro tendências encontradas no Brasil, três são similares às globais:
Conveniência e Praticidade Confiabilidade e Qualidade Sensorialidade e Prazer

Uma delas representa a fusão entre duas das tendências globais:
Saudabilidade e Bem-estar
+

Sustentabilidade eÉtica

Perfil dos Grupos de Tendência

Conveniência e Praticidade 34%
Maior Grupo Atitudinal

Os consumidores desse grupo levam uma vida corrida, trabalham em tempo integral e dispõem de pouco tempo para cuidar da casa, dos filhos e da alimentação da família.
São consumidores que:

Congelados e os semiprontos são fortes aliados. Confiam na qualidade dos industrializados. Priorizamsabor e variedade.


Se declaram dispostos a aumentar o consumo desses produtos, especialmente se os preços forem mais atraentes.

Confiabilidade e Qualidade 23% Consumidores fiéis, seja por empresas, marcas, tipos de produtos, seja por estabelecimentos comerciais.

Disposição em pagar mais por produtos nos quais detecta maior qualidade. Conferem grande destaque para as marcas que confiam.Mais presente na classe C, tem mais mulheres, principalmente donas de casa em lares com crianças menores de 12 anos.

Sensorialidade e Prazer 23%

“O importante é que a comida seja gostosa e atraente”

Consumidores que valorizam estes aspectos têm um estilo mais impulsivo na hora de comer, sendo guiados, sobretudo, pelo prazer sem culpa.

Saudabilidade e Bem-estar
+

Sustentabilidade eÉtica 21%
Duas tendências interligadas no Brasil e com forte potencial de crescimento A procura pela qualidade de vida revela-se, nessa tendência, como um ideal mais amplo, que inclui a sociedade e o meio ambiente.
São consumidores que priorizam:

Alimentos que trazem benefícios adicionais à saúde Selos de qualidade ‘ Informações sobre a origem dos alimentos Fabricantes de alimentos queprotegem o meio ambiente ou têm projetos sociais

Comportamento do Consumidor Brasileiro
Embora os resultados a seguir indiquem as preferências do consumidor, elas podem não se traduzir efetivamente em decisão de compra se analisadas individualmente.

Fatores considerados mais importantes na hora da compra Hoje
Ter marca que eu confio / conhecida Ser gostoso / saboroso Ser mais nutritivo, ou...
tracking img