Macho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (431 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Internacionalização – ver net

Mundialização
A economia actual encontra-se mundializada. Esta característica da economia verifica-se na internacionalização das trocas comerciais, das actividadesprodutivas, de um mercado financeiro e também na concorrência que há pelo domínio dos mercados e dos recursos.
O processo de mundialização está associado ao desenvolvimento das tecnologias deinformação e comunicação, pois estas contribuíram para uma maior facilidade e rapidez da circulação de bens, serviços e capitais, através da informatização.
Um fator da mundialização é a integraçãoeconómica, que consiste na união de todas as economias num espaço comum, o Mundo, através da eliminação das barreiras alfandegárias e das fronteiras físicas entre os vários países.
Outro fator damundialização é a internacionalização das trocas comerciais. Na economia actual nenhum país se consegue isolar dos outros pois é necessário estabelecer trocas para obter os produtos que não produz ou queproduz em quantidades insuficientes.
Deslocalização dos factores produtivos
Além de uma internacionalização das trocas, a mundialização engloba também uma transnacionalização da produção que consistena localização dos processos produtivos em diferentes países.
Este processo de transnacionalização pode ser realizado através de uma abertura de filiais ou de uma subcontratação de empresas locaisque se especializam na produção de determinados produtos ou componentes do produto.
O dilema que se encontra relacionado com este tema está na escolha da localização da nova filial ou da empresasubcontratada, essa escolha é feita em função dos níveis de rendibilidade oferecidos, isto é, escolhe-se o país que apresente uma mão-de-obra barata, uma redução de custos, uma produtividade acrescida, umfácil acesso aos mercados, boas infra-estruturas de transporte e de comunicação, fortes apoios ao investimento e economias de escala.

Fases da transnacionalização
1ª fase – O IDE e as...
tracking img