Maceio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 67 (16639 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Título : Elementos da Psicologia Jurídica
Conteúdo :A mente humana deve ser compreendida pelo estudante de direito como uma estrutura fundamental. Talvez a base fundamental do Direito nasça das questões psicológicas geradas pelo ser humano no seu convívio social.
____________________________________________________________________
título : Violência contra a criança e o Adolescente. Traumaspsicológicos
Conteúdo :Indícios de violência contra as crianças e sua conseqüências devem ser do conhecimento do estudante de Direito.
______________________________________________________________________
Título : Investigação psicológica da personalidade na conduta criminal
Conteúdo :O Jurista deve ter a sensibilidade na percepção e na compreensão da conduta anti-social do agente, bem como dosfenômenos psicológicos ligados ao crime.
______________________________________________________________________
Título : Psicologia Jurídica (Instituição Negada a Psicologia é também valor Fonte do Direito)
Conteúdo :A Psicologia é também valor Fonte do Direito, pois muitas questões relacionadas com a Justiça acabam por serem de origem psicológica. O Estudante do Direito que somos todos envolvidoscom esta área temos um compromisso de percebermos em nossos clientes as questões psicológicas e orientarmos adequadamente cada uma dessas observações feitas no ser humano. Lembramos que a Justiça é um bem Meta Jurídico, e que o Direito está muitas vezes sofrendo influências também de ordem psicológica.
______________________________________________________________________
Título : Questões daFamília e Psicologia Jurídica
Conteúdo :A Família é a base da sociedade no entanto o Direito está na Sociedade como um todo tentando sempre abordar questões polêmicas e trazendo possibilidades hermenêuticas de entender o fenômeno humano como um todo. Os vínculos afetivos e sua tradução jurídica quanto ao patrimônio estão implicados no casamento, união estável, namoro, concubinato e união homossexualsempre pedindo que o Direito opine.
______________________________________________________________________

Título : O Amor e a Lei
Conteúdo :
Nas varas de família ouve-se o eco das apelações insatisfeitas, os desencontros amorosos causando a demanda de uma separação, esperando que a lei possa colocar-se na posição de regular o irregulável. (Fernanda Barros, o amor e a lei).
À semelhança do quedizem do Direito. Porque ninguém cumpre a Lei? Nós poderíamos responder com outra pergunta. Porque não há cura total para o Câncer? A complexidade do Direito vai além da lei, assim como a da medicina vai além do Corpo biológico. Ambos necessitam também da Psicologia
_____________________________________________________________________
Título : Sem Título
Conteúdo :Devemos considerar o psíquicoindividual aliado ao dinamismo familiar (ou vínculo familiar, ou estrutura familiar). Observa-se a utilização de outros métodos de coleta de dados que aumentam o espectro de investigação. O jurista deve ficar atento ao que se passa ao seu redor, e não faltam elementos do aparelho feito para pensar. Procurar discriminar os elementos psicológicos que influenciam em nosso cotidiano é também uma das maisbelas funções do jurista, pois isto influencia com freqüência nossas atividades no exercício do Direito.
______________________________________________________________________

Título : Introdução à Psicologia Jurídica
Conteúdo : Aula 1   Psicologia Jurídica 
Introdução
 Esta disciplina tem como objetivo despertar os alunos e iniciá-los no conhecimento propedêutico da apaixonante disciplinaPsicologia Jurídica. Como lições preliminares buscam orientar, seguir caminho junto, mas fica sempre a idéia de Fernando Pessoa que só existe um texto perfeito, o que nunca foi feito. Buscamos aperfeiçoar com o auxílio dos colegas e alunos no sentido de sempre aprimorar as faltas cometidas neste incipiente texto.
 Vivemos numa época, como diz Antônio Xavier Teles, em que o conhecimento do homem...
tracking img