Macaco comum

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1072 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Relatório do projecto de Mecânica Aplicada
Sistemas de elevação de automóveis




[pic]




Gonçalo Eduardo Lourenço Batista Nº2011144739
Bruno Miguel Ribeiro Raimundo Nº 2011147184



1. Índice

Introdução………………………………………………………………………… 3
Revisão bibliográfica……………………………………………………………
Objectivo…………………………………………………………………………..
Tipos de sistemas de elevação……………………………………….Análise conceptual………………………………………………………






















2. Introdução


Tendo em conta que na cadeira de Mecânica Aplicada foi sugerido um projecto de análise a um sistema mecânico e o nosso grupo, após alguma reflexão, decidiu examinar um sistema de elevação de automóveis, que em linguagem corrente se denominam por macacos.
Pode-se salientar que um dosprincipais responsáveis pela criação dos sistemas de elevação de automóveis foram os problemas que os carros tinham. Sempre que existia algum problema num automóvel que implicasse a sua elevação não havia um objecto que fosse capaz de realizá-la. Daí a necessidade de criar sistemas de elevação, que hoje em dia permitem elevar carros para mudar pneus, pastilhas e outros componentes do carro (figura2.1), ou para simplesmente mudar o pneu dum carro que por furou (figura 2.2), por exemplo.
Como se sabe, os sistemas de elevação de automóveis com a evolução tecnológica foram evoluíndo. Pelo que, neste relatório irão ser abordardos os sistemas de maior importância, que resultaram dessa evolução tecnológica, sendo descrito o seu funcionamento. Contudo, antes de se realizar essa abordagemtemática vão-se referir os principais objectivos que os sistemas de elevação de automóveis têm, bem como algumas questões relacionadas com o fabrico dessas peças.
De seguida, entre os vários sistemas de elevação de automóveis existentes será escolhido um e será realizada a análise do sistema, começando por uma análise individual de cada componente (análise conceptual de mecanismo), paraposteriormente efectuar-se a análise do sistema como um todo (análise quantitativa). Desta forma, pensa-se que a análise quantitativa será facilitada, pois ao conhecerem-se os componentes individuais do mecanismo, os cálculos quantitativos que se terão de realizar serão facilitados.




[pic] [pic]

Figura 2.1 – Macaco Hidráulico Figura 2.2 – Macaco Comum3. Revisão bibliográfica
Acerca da história do macaco mecânico, a única informação que localizámos foi apenas a explicação do nome do mecanismo. Consta que o sistema de elevação de automóveis é conhecido por “macaco” uma vez que a empresa americana que fabricava este mecanismo lhe chamou “Monkey” (equivalente a “macaco” em inglês), uma vez que o filme “King Kong” tinhaestreado recentemente nos cinemas e era um símbolo de poder e força. Caso esta hipótese esteja correcta, pode-se afirmar que a invenção provém de 1933, ano de estreia de “King Kong”.
Em relação à existência de alternativas a este sistema de elevação de automóveis, pode afirmar-se que não é conhecido nenhum a não ser mesmo a força humana, e mesmo assim será preciso um número elevado de humanospara elevar e manter o automóvel suspenso durante o tempo necessário à mudança do pneu ou outros elementos do carro.
No aspecto dos diversos modelos, observamos que os macacos mecânicos são classificados pelas cargas que são capazes de suportar e não pelas dimensões. De seguida apresentamos uma lista de algumas das cargas suportáveis por cada um dos macacos mecânicos:

|250kg |20 Ton |
|500 kg |25 Ton |
|1 Ton |35 Ton |
|2 Ton...
tracking img