Maah

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1982 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Top of Form 1
Bottom of Form 1
Derrame pleural
permalinkHYPERLINK "javascript:window.print();"ImprimirHYPERLINK "javascript:void(0)"aumentar/reduzer[->0]
A pleura é uma membrana delicada que recobre o pulmão pelo lado de fora (pleura visceral) e a superfície interna da parede torácica (pleura parietal). Entre as duas pleuras, existe uma camada muito fina de líquido, que facilita odeslizamento suave dos pulmões dentro da caixa torácica, quando se enchem e esvaziam de ar.
O derrame pleural, ou água na pleura, é caracterizado pelo acúmulo excessivo de líquido no espaço entre a pleura visceral e a pleura parietal. De acordo com a composição química, ele pode ser classificado em transudato, quando não há lesão no espaço pleural nem sinal de células inflamatórias, e em exsudato, causadopelo aumento da permeabilidade dos vasos da microcirculação e com presença de células em decomposição.
Causas
As causas mais comuns dos derrames pleurais são a falta de algumas proteínas que ajudam a manter a água dentro dos vasos sanguíneos e a obstrução de canais responsáveis pelo escoamento do líquido pleural. Tumores, infecções, sangramentos e doenças cardíacas, renais ou hepáticas sãotambém causas possíveis da enfermidade.
Tratamento
A maioria dos derrames pleurais se resolve em pouco tempo, com o tratamento da doença que os provocou (pneumonia ou doença cardíaca, por exemplo). Entretanto, alguns casos requerem cirurgia ou a colocação de drenos no tórax.
Exercícios de fisioterapia respiratória são fundamentais e devem ser introduzidos desde o início do tratamento. Entre outrosbenefícios, eles ajudam a acalmar os sintomas dolorosos e a aumentar a amplitude respiratória.
Recomendações
* Procure assistência médica se sentir dor no peito ou dificuldade para respirar;
* Fique longe do cigarro. Ele é um veneno também para as duas pleuras.






A terapêutica geral passa por:

Desinfecção da cavidade pleural (antibioterapia, drenagem torácica e lavagens pleuraiscom produtos desinfectantes);

Reexpansão pulmonar – Drenagem torácica, Fisioterapia Respiratória;

Recuperação funcional – Fisioterapia;

Em caso de fibrotórax extenso, com pulmão encarcerado, pode estar indicada cirurgia de descorticação pulmonar.


A Fisioterapia Respiratória deve ser instituída o mais precocemente possível de forma a minimizar o aparecimento de sequelas a nível pulmonar(aderências pleurais, paquipleurite, fibrotórax).


Derrame Pleural - Tratamento em Fisioterapia

Depois de avaliação do paciente, traçamos objectivos mediante a situação clínica apresentada. Apesar disso, existem alguns objectivos comuns a quase todos os pacientes, e estes passam por:

aliviar a dor;
aumentar a amplitude respiratória;
readquirir a coordenação respiratóriadiafragmo-toracica;
restabelecer uma postura correcta;
reeducação ao esforço.

- A diminuição da dor é conseguida através da nossa própria mobilização na grelha costal;

- reeducação respiratória: numa primeira fase mais aguda devem prevalecer respirações diafragmáticas (evitando a formação de aderências), trabalhar os decúbitos em que o movimento entre os folhetos da pleura seja menor (posiçõesantálgicas) bem como os exercícios activos que causem pouca expansibilidade do tórax mas que levem a um deslizamento dos folhetos parietais (como rodar o tórax).

A reeducação deve visar, à medida que o derrame vai diminuindo, a capacidade de expansibilidade do tórax lesado (homo ou bilateral).

Podem ser utilizadas técnicas como: contracções repetidas, estiramento inicial, respiraçãocontra-resistência (progressiva), efectuar apneia em inspiração (realizar o EDIC - para o efeito pneumático actuar sobre possíveis aderências) e associar movimentos à respiração – todos visam (re) ensinar a dinâmica respiratória.

podemos efectuar diversos exercícios, não tornando o tratamento muito monótono.;


- o uso de ortóteses é bastante indicado. Como exemplo, a espirometria incitativa com recurso...
tracking img