Maçonaria em portugal

Páginas: 11 (2562 palavras) Publicado: 26 de abril de 2011
Maçonaria em Portugal

Débora Raquel Gomes Concha PTAL3 nº7

Índice
Introdução……………………………………………………………………………pag.3
Maçonaria primitiva……………………………………………………………pag.4
Maçonaria Operativa………………………………………………………….pag.5
Maçonaria e a Sociedade…………………………………………………..pag.6
Iluminismo…………………………………………………………………………….pag.7
Maçonaria em Portugal………………………………………………………pag.8Conclusão………………………………………………………………………………pag.11
Bibliografia…………………………………………………………………………..pag.12

Introdução
O meu objectivo neste trabalho é falar sobre a maçonaria em Portugal.
Vou falar das origens da maçonaria bem como o iluminismo pois em certos aspectos são bastante comuns. Espero ser o mais clara e objectiva no decorrer deste trabalho.

Maçonaria Primitiva
A Maçonaria Primitiva, ou "Pré-Maçonaria",é o período que abrange todo o conhecimento herdado do passado mais antigoda humanidade até o advento da Maçonaria Operativa. Há quem busque nas primeiras civilizações a origem iniciática. Outras buscam no ocultismo, na magia e nas crendices primitivas a origem do sistema filosófico e doutrinário. Tantas são as controvérsias, que surgiram variadas correntes dentro da maçonaria. A origem mais aceita, segundo a maioria dos historiadores, é que a Maçonaria Moderna descendedos antigos construtores de igrejas e catedrais, corporações formadas sob a influência da Igreja na Idade Média.
É evidente que a falta de documentos e registos dignos de crédito, envolve a maçonaria numa penumbra histórica, o que faz com que os fantasistas, talvez pensando em engrandece-la, inventem as histórias sobre os primórdios de sua existência. Há aqueles que ensinam que ela teve início naMesopotâmia, outros confundem os movimentos religiosos do Egipto e dos Caldeus como sendo trabalhos maçónicos. Há escritores que afirmam ser o Templo de Salomão o berço da Maçonaria.
O que existe de verdade é que a Maçonaria adopta princípios e conteúdos filosóficos milenares, que foram adoptados por instituições como as "Guildas" (na Inglaterra), Compagnonnage (na França), Steinmetzen(naAlemanha). O que a Maçonaria fez foi adotar todos aqueles sadios princípios que eram abraçados por instituições que existiram muito antes da formação de núcleos de trabalho que passaram à história como o nome de Maçonaria Operativa ou de Ofício.

Maçonaria Operativa
A origem se perde na Idade Média, se considerarmos as suas origens Operativas, ou seja associação de cortadores de pedras verdadeiros,que tinha como ofício a arte de construção de castelos, muralhas etc.
Após o declínio do Império Romano, os nobres romanos afastaram-se das antigas cidades e levaram consigo camponeses para protecção mútua para se proteger dos bárbaros. Dando assim início ao sistema de produção baseado na contratação servil Nobre-Povo (Feudalismo)
Ao se fixar em novas terras, Os nobres necessitavam de castelospara sua habitação e fortificações para proteger o feudo. Como a arte de construção não era nobre, deveria advir do povo e como as actividades agropecuária e de construção não guardavam nenhuma relação, uma nova classe surgiu: Os construtores, herdeiros das técnicas romanas e gregas de construção civil.
Outras companhias se formaram: artesão, ferreiro, marceneiros, tecelões enfim, toda anecessidade do feudo era lá produzida. A maioria das guildas limitava-se no entanto às fronteiras do feudo.
Já as guildas dos pedreiros necessitavam mover-se para a construção das estradas e das novas fortificações dos Templários. Os demais membros do povo não tinham o direito de ir e vir, direito este que hoje temos e nos é tão cabal. Os segredos da construção eram guardados com incomensurável zelo,visto que, se caíssem em domínio público as regalias concedidas à categoria, cessariam. Também não havia interesse em popularizar a profissão de pedreiro, uma vez que o sistema feudal exigia a actividade agropecuária dos vassalos
A Igreja Católica Apostólica Romana encontra neste sistema o ambiente ideal para seu progresso. Torna-se uma...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • maçonaria
  • Maçonaria
  • maconaria
  • Maçonaria
  • maconaria
  • Maçonaria
  • Maçonaria
  • Maçonaria

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!