m3183228

1204 palavras 5 páginas
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
PEDAGOGIA
CILENE DORALICE DAS CHAGAS XAVIER

O TRABALHO DO PEDAGOGO NO ESPAÇO EDUCATIVO

Contagem
2011

O TRABALHO DO PEDAGOGO NO ESPAÇO EDUCATIVO

Trabalho apresentado ao Curso Pedagogia EAD da
UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas Comunicação e Linguagem, Psicologia da
Educação, Educação e Diversidade.
Profª. Lilian Salete
Profª. Daniele Fioravante
Prof. Fábio
Profª. Vilze Vidotte Costa

Contagem
2011

“Paulo Freire nos ensinou que o professor é aquele que gosta de viver. A essência da vida está nas mãos de um educador, ele é capaz de transformar uma criança desacreditada, fazendo as diferenças representarem a beleza da diversidade”.

“Conhecer bem a criança é o primeiro passo. Outra ação igualmente importante é envolver os demais professores e funcionários da escola, além dos colegas de classe, em ação que a ajudem se organizar. Com a atenção de todos, é fácil incluí-la na rotina da escola” (Andréa Ruffo, professora)
Diante das dificuldades ligadas a inclusão de alunos que apresentam dificuldades em sala de aula, o pedagogo deve auxiliar o professor, conhecendo e identificando as dificuldades deles, através da observação, diálogo, diagnóstico, etc. Procurar adequar as propostas pedagógicas as necessidades do aluno. É fundamental que elas sejam inseridas em todas as práticas educativas, determinadas em sala de aula, pois o aprendizado pode ser conjunto, embora com os objetivos diferentes. Dando oportunidades para que eles revelem seus potenciais nas áreas que a deficiência os privou. A pessoa responsável pelo aluno contribui com a socialização do mesmo no espaço escolar, sendo participativo nas reuniões de pais, permitindo a convivência e interação do mesmo com os outros alunos. Quando necessário, ajudá-lo a solucionar seus conflitos, superar o ego e construir a própria identidade. Dessa forma, o seu desenvolvimento acontecera nos âmbitos social, cognitivo,

Relacionados