Músculos humano

Páginas: 5 (1063 palavras) Publicado: 2 de abril de 2011
INTRODUÇÃO

O tecido muscular é constituído de fibras protéicas (actina e miosina) que se deslizam umas sobre as outras para realizar a flexão, extensão, rotação, adução e abdução dos membros.

Todo o músculo possui uma origem e uma inserção, por estes pontos se ligam aos ossos através de tendões, desta maneira são capazes de realizar a movimentação dos membros e do corpo como um todo. Aglicose, o cálcio e o fosfato de creatina bem como os impulsos nervosos também têm papel importante neste mecanismo.

O QUE É TECIDO MUSCULAR

Os músculos são órgãos constituídos principalmente por tecido muscular, especializado em contrair e realizar movimentos, geralmente em resposta a um estimulo nervoso e claro, utilizando o ATP (molécula orgânica responsável pelo armazenamento de energia nassua ligações químicas) e pela sua excitabilidade, ou seja capacidade de responder a esses estímulos que podem ser de origem mecânica, elétrica ou química. Podem ainda o tecido muscular ser formado por 3 tipos de espécies de tecido- TECIDO MUSCULAR ESTRIADO ESQUELÉTICO, TECIDO MUSCULAR LISO E CARDÍACO.

Outra classificação dos músculos divide-os em:

1. Músculos vermelhos, que são músculos comgrande resistência à fadiga, responsáveis pelas atitudes posturais, com uma capacidade de contracção mais ou menos intensa e de forma duradoura. Perante um estímulo têm uma capacidade de resposta pequena. O metabolismo energético predominante é o aeróbico, sendo os principais substratos ener¬géticos a glicose e as gorduras.

2. Músculos brancos, que são os músculos facilmente fatigáveis, comcapacidade para contracções rápidas e intensas, destinadas a vencer grandes resistências de vez em quando. O metabolismo energético é o anaeróbio, com baixa rendibilidade, sendo a glicose logicamente o único, substrato energético.

COMO É FORMADO O TECIDO MUSCULAR
O tecido muscular em geral origina-se a partir do mesoderma (folheto embrionário), que constitui os músculos.

TECIDO MUSCULARESTRIADO ESQUELÉTICO

Quando observado à microscopia luz apresenta estrias transversais. É constituído por fibras cilíndricas, independentes e compridas na sua maioria (por volta de até 40cm) multinucleados, com muito sarcoplasma e sustentado pelo tecido conjuntivo.

TECIDO MUSCULAR LISO

É formado por células alongadas fusiformes unicelulares contendo no citoplasma miofibrilas muito finas éencontrado em diversos órgãos internos sobretudo nos tubos digestivos, bexiga, útero entre outros.

TECIDO MUSCULAR CARDÍACO

Ao microscópio, apresenta estriação transversal. As fibras do tecido cardíaco são formadas por 80% de água e 1% de sais minerais e compostos orgânicos como glicose, fosfocreatina e proteínas, utilizados no seu metabolismo.
ORIGEM DAS CÉLULAS DO TECIDO MUSCULAR

Elas temorigem mesodérmica. As células do tecido muscular são todas em sua maioria prolongadas, multinucleadas ou não, contendo em seus citoplasma grandes quantidades de filamentos de proteína contrátil, dentre eles os principais são ACTINA e MIOSINA. Grandes responsáveis pela grande capacidade de contração e distensão das células.

Os tecidos musculares também recebem o nome de fibras musculares oumiócitos.

TECIDO MUSCULAR ESTRIADO ESQUELÉTICO

As células musculares do tecido muscular esquelético também chamado fibra muscular, possui inúmeros núcleos e pode atingir comprimentos que vão de 1nn a 60 cm. Elas se prendem a tendões e esses fixam-se aos ossos.

TECIDO MUSCULAR LISO

É formado por células alongadas fusiformes, uninucleadas, contendo no citoplasma miofibrilas muito finas.TECIDO MUSCULAR CARDÍACO

Suas células são uninucleadas, possui um sarcoplasma. E é no citoplasma dessas células que encontram-se miofibrilas produzindo discos claros e escuros.

FUNÇÃO DO TECIDO MUSCULAR

Está relacionado ao mecanismo de locomoção e ao processo de movimentação de substancias internas do corpo, decorrente à capacidade contrátil das fibras musculares em respostas a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A importância dos músculos para o movimento humano
  • Musculos do Corpo Humano
  • Exercicio musculos corpo humano
  • musculos do corpo humano
  • musculos do organismo humano
  • Músculos do corpo humano
  • Musculos do corpo humano
  • Músculos anteriores do corpo humano

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!