Músculos esqueléticos e exercícios físicos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1095 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Músculos esqueléticos e exercícios físicos


Introdução




O músculo esquelético é o principal agente responsável pela conversão de energia química (potencia) em energia cinética. É composto por fibras musculares multinucleadas rodeadas por uma membrana plasmática excitável eletricamente denominada sarcolema. As principais musculares são a actina e miosina, sendo que a última possuicauda fibrosa constituída por duas hélices trançadas, com cada exibindo uma cabeça globular em um de seus terminais, sendo divididas em hexâmeros constituídos por um par cadeias pesadas, cada uma com massa molecular de 200 quilodaltons, e dois pares de cadeias leves, com 20 quidaltons cada.
A miosina no músculo esquelético liga-se á actina, formando o complexo actomiosina, que apresenta elevaçãona sua atividade ATPasica intrínseca.essa atividade localiza-sena porção globular da miosina,que é acelerada em100-200 vezes quando se liga a actina. Além disso, a actina eleva com que a miosina-ATPase libera os produtos resultantes da hidrolise do ATP ,ADP e PI
ATPase significa: adenosina trifosfato constituída por três moléculas
ADP significa: adenosina difosfato composta por duas moléculas[pic]









Pág. 1
Problema
    Os Diabetes mellitus é uma síndrome de etiologia múltipla, decorrente da falta de insulina e/ou da incapacidade da insulina de exercer adequadamente seus efeitos. Caracterizam-se por hiperglicemia crônica, freqüentemente acompanhada de dislipidemia, hipertensão arterial e disfunção endotelial. As complicações crônicas incluem a neuropatia,(falência renal), a retinopatia (perda da visão) e a neuropatia (danos aos nervos periféricos)
    As pessoas com diabetes têm organismos que não produzem ou não respondem à insulina, hormônio produzido pelas células beta do pâncreas que é necessário para o uso ou armazenamento de combustíveis corpóreos. Sem a insulina eficiente, a hiperglicemia ocorre e pode levar as complicações a curto e longo prazo deDiabetes mellitus. A prevalência do Diabetes aumenta com o aumento da idade, em adultos é levemente maior nas mulheres do que nos homens.
Solução dos problemas


O número de praticantes de atividade física vem crescendo a cada dia, em função da influência do exercício sobre o controle, o tratamento e a prevenção de doenças como diabetes, enfermidade cardíaca, hipertensão,arteriosclerose, varizes, enfermidades respiratórias, artrose, artrite, dor crônica. E desordens mentais ou psicológicas. Além dos diversos benefícios sobre a saúde, é inegável a preocupação atual na busca de um corpo perfeito. As academias procuram diversificar e oferecer diferentes modalidades de exercícios físicos para seus alunos, a fim de induzi-los a uma prática de atividade constante. Várias formas detreinamento físico são utilizadas para fortalecer os músculos, mas o princípio de sobrecarga progressiva é o mais comum nas academias, tanto em corrida (esteira), quanto no ciclismo (bicicleta ergométrica) e, sobretudo no treinamento com pesos (musculação), pois são tidos como os mais eficazes para o ganho de massa muscular. Exercícios de alongamentos e relaxamento também são freqüentementepraticados, mas independentemente de se trabalhar com exercícios livres, com ou sem pesos, ou realizados com o auxílio de aparelhos, podemos verificar que se trabalha predominantemente um ou outro tipo de contração muscular recrutando distintos tipos de fibras musculares, as fibras de contração rápida ou de contração lenta. Adaptações morfológicas e histoquímica ocorrem devido às contrações muscularesrepetidas, principalmente as excêntricas, podendo afetar o bom funcionamento dos músculos. As alterações verificadas caracterizam-se pelos desarranjos e rompimentos de mio filamentos, de linhas Z nos sarcômeros, desorganização das organelas, rompimento do sarcolema, atividade lisossomal acentuada e infiltração de células mononucleadas, principalmente macrófagos. Dependendo do tipo, da intensidade...
tracking img