Músculos da face

Introdução
A face possui 44 músculos, sendo que alguns são denominados superficiais, de expressão facial ou miméticos.
Enquanto a maior parte dos músculos do corpo humano possuem suas origens einserções (seus pontos de apoio) nos ossos, os músculos superficiais da face, frequentemente, estão ligados a outros músculos ou até mesmo à pele, o que permite a produção dos movimentos e expressões daface.
A peculiaridade de a musculatura facial alterar os movimentos de outros músculos é o que proporciona a grande diversidade de expressões faciais que podemos produzir consciente e nãoconscientemente, o que está diretamente relacionado com a capacidade humana de demonstrar emoções e de interagir no contexto social.

Músculos da face
Os músculos da face, responsáveis pela expressão facial,estão situados na fáscia superficial da face, se originam em um osso (raramente na fáscia) e se inserem na pele onde determinam rugas dispostas em ângulos retos à linha de ação muscular. Convémressaltar que a utilização de um espelho é de grande valia para se observar a ação desses músculos nas diversas expressões faciais. É verdade que sorrir é mais fácil que fazer carranca, como diziam asnossas avós. No sorriso, você utiliza somente 17 músculos, enquanto para determinar uma expressão carrancuda, seus músculos (43 exatamente) desempenham esforço extra.

ORIGEM E INSERÇÃO. Os músculos daface podem ser agrupados de acordo com sua situação e ação na região do couro cabeludo, da órbita ou da boca.
AÇÃO. Durante a expressão facial, todos os músculos agem em diversas combinações,variando a aparência da face. A incapacidade de se realizar expressões faciais de um dos lados da face pode ser o primeiro sinal de lesão do nervo destinado a esses músculos.

Músculos do Couro CabeludoMÚSCULO OCCIPITOFRONTAL
O músculo occipitofrontal, parte do músculo epicrânico, é o músculo da face situado na região do couro cabeludo. Está formado pelos ventres frontal e occipital, separados...
tracking img