Músculo liso, músculo estriado e músculo cardíaco.

Músculo liso, músculo estriado e músculo cardíaco

O músculo estriado é aquele que reveste o nosso esqueleto, dizemos que ele é voluntário, ou seja, responde aos nossos comandos, possui váriasfibras que dão a ele o seu aspecto característico, cheio de estrias, daí o seu nome. Ex: Bíceps, tríceps, deltóide. O músculo liso possui uma estrutura que responde ao sistema nervoso autônomo, ou seja,independe da nossa vontade, seu nome já diz como ele é, sem estrias é obvio. Os nossos órgãos viscerais são exemplos de estruturas feitas de músculo liso, fígado, estômago, intestino, útero. Já omúsculo cardíaco é uma mistura dos dois, pois no que diz respeito a forma(anatomia) ele é muito parecido com o cardíaco, cheio de estrias, mas só que ele se comporta como o liso, ou seja, de formaautônoma(fisiologia), sem a interferência da nossa vontade. EX. único: coração. dizemos que ele é anatomicamente estriado e fisiologicamente liso.

O músculo estriado cardíaco é o tipo de tecido muscularque forma a camada muscular do coração, conhecida por miocárdio. Também é chamado tecido muscular estriado cardíaco.
O coração é formado por três tipos principais de músculos:
Ventricular, contrai deforma parecida com o músculo estriado, mas a duração de contração é maior.
Atrial, contrai de forma parecida com o músculo estriado, mas a duração de contração é maior.
Fibras muscularesexcitatórias e condutoras, só se contraem de modo mais fraco, pois contêm poucas fibrilas contráteis; ao contrário, apresentam ritmicidade e velocidade de condução variáveis, formando um sistema excitatório parao coração.

Músculo liso é um tecido muscular de contração involuntária e lenta, composta por células fusiformes mononucleadas.
O músculo liso se encontra nas paredes de órgãos ocos, tais como osvasos sanguíneos, na bexiga, no útero e no trato gastrointestinal. O músculo liso está presente nestes órgãos pois, por contracções peristálticas controladas automaticamente pelo Sistema Nervoso...
tracking img