Móveis planejados: aceitação e consolidação da marca no mercado

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 27 (6553 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
ACEITAÇÃO E CONSOLIDAÇÃO DE MARCA NO MERCADO: UM ESTUDO NO SEGMENTO DE MÓVEIS PLANEJADOS

Autora: Cassiane Tofolo

RESUMO

O presente trabalho buscou estudar uma empresa de móveis planejados com a finalidade de levantar os principais fatores que influenciam os clientes no momento de optar por determinada marca ou produto, e dessa forma promover a aceitação e consolidação da marca nomercado. O estudo foi realizado na loja da Romanzza Planejados na cidade de Marau, no estado do Rio Grande do Sul. Realizou-se uma pesquisa descritiva com abordagem qualitativa, com 40 pessoas (clientes e não clientes da loja), sendo que 27 aceitaram responder ao questionário, constituindo uma amostra por acessibilidade. Os resultados demonstram que os clientes, de uma forma geral, estão satisfeitos coma empresa e que esta satisfação está auxiliando na consolidação da marca na cidade e região. Porém, ainda há necessidade de divulgar mais a marca nos veículos de comunicação local. Conclui-se, portanto que a forma com que a loja trabalha está correta, necessitando apenas o aperfeiçoamento das formas de divulgação da marca.

Palavras-Chave: Móveis Planejados. Marca. Satisfação de Clientes.1.0) Introdução

O contexto atual do mercado moveleiro tornou-se extremamente competitivo, fazendo com que padrões estáveis de consumo e estratégias padronizadas de atuação deixassem de ser a muito tempo um ambiente conhecido. Para sobreviver neste ambiente, as empresas enfrentam desafios enormes para criar ou adaptar estratégias adequadas que permitem o crescimento e a manutenção de seusnegócios.
A prática mais usada por essas empresas é a incorporação de revendedores próprios ou autorizados para atender as diferentes regiões de sua abrangência. Para Nickles e Wood (1999), é grande a importância que os canais de marketing possuem para os estudos na área do marketing, bem como a prática de marketing e a importância dos relacionamentos para o bom desempenho dos integrantes do canal,facilitando a chegada do produto ao cliente final.
O estudo sobre a percepção de valor e o custeio no ramo de móveis planejados possibilita ver produtos e serviços com os olhos do cliente. Permite ainda, identificar seus pontos fortes e fracos de forma a qualificar a importância dada a cada item que compõe a cesta de produtos com seu respectivo custo e discutir a importância do trinômio preço – custo– valor.
O estudo sobre a aceitação e consolidação da marca no mercado de móveis planejados torna-se relevante devido à necessidade de firmar determinada marca em um mercado globalizado e tão concorrido como atualmente.
Como contribuição acadêmica, este trabalho permite ampliar o conhecimento existente sobre o varejo brasileiro, e em especial sobre o varejo de móveis, um setor ainda muito poucoestudado, verificando a realidade e as atuais condições do mercado, as manifestações de possíveis fontes de vantagem competitiva para a empresa, e a partir disso, inferir a respeito das condições de competitividade da empresa no setor.
Na busca por estratégias competitivas é preciso constantes investimentos na ampliação dos negócios. E estas afirmações nos remetam a um questionamento: como umaempresa pode atingir posição tão relevante em um mercado competitivo como o varejo de móveis?

2.0) Fundamentação Teórica

O grande boom da economia atual é a forte tendência de empresas em abrir franquias ou filiais da própria marca. As empresas de qualquer segmento estão constantemente em busca de novas e melhores abordagens para consolidar e ampliar seu mercado consumidor. Estaestratégia é muito utilizada pelos fabricantes de produtos que necessitam agregar valor antes e após a venda, pois o próprio design, muito importante para diferenciar um produto dos demais, está cada vez mais parecido entre as organizações (LUZ, 2008).
Percebe-se que cada vez mais os clientes estão exigindo das organizações produtos e serviços com qualidade superior, fazendo com que as empresas...
tracking img