Módulo v : educação, sociedade e trabalho: abordagem sociológica da educação

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1777 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Curso: Técnico em Secretaria Escolar
Turma /Ano : 1/2011

Bloco 1- Formação Pedagógica

Módulo V : Educação, sociedade e trabalho: abordagem sociológica da educação
Atividade – Memorial e Pratique - Unidade 2 e 3

Memorial da aula dia 11/02/2012

Hoje iniciamos nossa aula com a análise da unidade 2 do módulo 5 que trata das tendências teóricas no estudo da sociedade, MaterialismoDialético, Funcionalismo, Durkeim, Marx, Engels, entre outros pontos.
Fizemos um pequeno intervalo, e retomamos nosso debate e estudo sobre a unidade apresentada e também mais definições sobre as atividades a serem realizadas.
Logo após iniciamos também o estudo da próxima unidade, a 3, que trata da Educação na perspectiva conservadora. Passamos novamente por Durkeim (conservador) e Dewey(pensamento liberal e responsável pela Teoria do Capital Humano).

Pratique Unidades 2

1 - Faça uma pesquisa sobre as biografias de Durkheim, Marx e Engels. Procure verificar a trajetória dessas vidas, onde nasceram, a origem social, o que os motivou a construir suas idéias e obras, o que defendiam, como pensavam o mundo. Verifique na biblioteca de sua escola. A internet também é uma boa opção depesquisa.
Karl Heinrich Marx, de nacionalidade alemã, nasceu em 05 de maio de 1818. Cursou Filosofia, Direito e História nas Universidades de Bonn e Berlim e foi um dos seguidores das idéias de Engels. Sua situação material esteve sempre precária. Economista idealizador de uma sociedade com uma distribuição de renda justa e equilibrada.
Idéias Marxistas
Marx foi expulso da maior parte dos paiseseuropeus devido ao seu radicalismo. Seu envolvimento com radicais franceses e alemães, no agitado período de 1840, fez com eu ele levantasse a bandeira do comunismo e atacasse o sistema capitalista. Segundo ele, o capitalismo era o principal responsável pela desorientação humana. Ele defendia a idéia de que a classe trabalhadora deveria unir-se com o propósito de derrubar os capitalistas eaniquilar de vez a característica abusiva deste sistema que, segundo ele, era a maior responsável pelas crises que se viam cada vez mais intensificadas pelas grandes diferenças sociais. Este grande revolucionário, que também participou ativamente de organizações clandestinas com operários exilados, foi o criador da obra o Capital, livro publicado em 1867, que tem como tema principal a economia. Seu livromostra estudos sobre o acúmulo de capital, identificando que o excedente originado pelos trabalhadores acaba sempre nas mãos dos capitalistas, classe que fica cada vez mais rica à custa do empobrecimento do proletário. Com a colaboração de Engels, Marx escreveu também o Manifesto Comunista, onde não poupou críticas ao capitalismo. Faleceu em Londres, Inglaterra deixando muitos seguidores de seusideais. Até hoje as idéias marxistas continuam a influenciar muitos historiadores e cientistas sociais que, independente de aceitarem ou não as teorias do pensador alemão, concordam com a idéia de que para se compreender uma sociedade deve-se entender primeiramente sua forma de produção.

Friedrich Engels
Importante filósofo alemão. Nasceu em 28 de novembro de 1920, na cidade alemã de Wuppertal.Morreu em Londres, no dia 05 de agosto de 1895. Junto com o filósofo alemão Karl Marx, criou o marxismo (socialismo científico). Engels era integrante de uma rica família. Em 1842, foi morar na Inglaterra para trabalhar na indústria de tecidos do pai, situada na cidade de Manchester. Ao observar as péssimas condições dos trabalhadores na Inglaterra do século XIX passou a ter uma visão críticasobre o capitalismo.

Idéias de Engels
Teve contato e identificação com as idéias do socialismo, aproximando-se de Marx. No ano de 1844, Engels escreveu a obra “A situação da classe trabalhadora na Inglaterra” (publicado em 1845). Nesta obra, Engels analisou o capitalismo, apontando as injustiças sociais às quais eram submetidos os trabalhadores. Em 1844, também escreveu “As Origens da...
tracking img