Módulo 2 profuncionário

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 9 (2141 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 18 de setembro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto

PROFUNCIONÁRIO
CURSO TÉCNICO DE FORMAÇÃO PARA
OS FUNCIONÁRIOS DA EDUCAÇÃO


Secretaria escolar


Coordenadora: MARIA AUXILIADORA

Aluno: NUBSON DE SOUZA FREITAS


MÓDULO 2









BARRA DO GARÇAS – MT, 31 DE MAIO DE 2013.
UNIDADE 1

Pratique 1 - Apresente três sugestões de ação para que todo funcionário de escola que lida com a alimentação escolar ou que desenvolveas mesmas tarefas que você deva realizar para vir a se transformar num educador.

Escola e família constituem contextos de desenvolvimento fundamentais para a trajetória de vida dos educandos, e não apenas os professores contribuem para a promoção do desenvolvimento humano, enfatizando suas implicações nos processos evolutivos. Questões sobre configurações, vínculos familiares e a importância darede social de apoio para o desenvolvimento da família são discutidas. Focalizam-se as funções dos educadores, considerando sua influência nas pessoas em desenvolvimento. Apontam-se algumas considerações sobre a necessidade de compreender as inter-relações entre educadores e educandos, visando facilitar a aprendizagem e desenvolvimento humano. A integração entre esses dois contextos é destacadacomo desafio para a prática profissional e a convivência dos alunos no meio social.
A escola constitui um contexto diversificado de desenvolvimento e aprendizagem, isto é, um local que reúne diversidade de conhecimentos, atividades, regras e valores e que é permeado por conflitos, problemas e diferenças. É nesse espaço físico, psicológico, social e cultural que os indivíduos processam o seudesenvolvimento global, mediante as atividades programadas e realizadas em sala de aula e fora dela. O sistema escolar, além de envolver uma gama de pessoas, com características diferenciadas, inclui um número significativo de interações contínuas e complexas, em função dos estágios de desenvolvimento do educando. Trata-se de um ambiente multicultural que abrange também a construção de laços afetivos epreparo para inserção na sociedade.
Poderíamos apresentar inúmeras sugestões para nos transformarmos em educadores trabalhando numa instituição de ensino como TAEs, uma delas é a Ética – pois devemos tratar nossos educandos com respeito, sabendo até onde vão nossos direitos e deveres, com isso ensinamos a eles conviver em sociedade. Outra é o Compromisso – devemos chegar ao trabalho na horacorreta, atender bem, saber o que dizer, ter postura e dominar o serviço. Com isso passamos segurança e respeito para com os alunos e demais pessoas. E por último, Organização – um ambiente de trabalho estando bem organizados, pastas e papéis em seus devidos lugares, o educando vendo isso ele aprende manter seus materiais em perfeito estado de conservação, suas atividades em dia, em sua casa ele não fazbagunça com seus objetos utilizados no dia-a-dia, entre outros.

Com uma Educação de Qualidade, teremos um Futuro bem Melhor!
UNIDADE 4

Pratique 2 – Converse com um colega que trabalha com você sobre “a Corte portuguesa veio morar na colônia”. Sim. Então que escolas foram criadas por D. João VI? Quem não frequentava a escola? Por quê? Escreva uma página no seu memorial.

Em 1808, Portugalencontrava-se em dificuldades políticas e econômicas, devido às tropas napoleônicas. Antes de ocorrer essa invasão, D. João VI e toda a Corte Portuguesa veio morar na Colônia (Brasil), aportaram em Salvador e depois seguiram para o Rio de Janeiro. Onde residiram até 1820.
Durante a estadia da Corte Portuguesa na Colônia (Brasil), pode-se dizer que D. João VI dedicou-se à educação de Elites,Bacharéis e Magistrados, criando algumas instituições de ensino, descritas abaixo:

Academia Real da Marinha (1808);
Academia Real Militar (1810);
Curso de Engenharia na Academia Real Militar (1810);
Cursos Profissionalizantes de Medicina em São Paulo (1813) e na Bahia (1815);
Academia de Belas Artes, no Rio de Janeiro (1820);
Curso de Direito, em São Paulo e Olinda (1827).

Com tantas...
tracking img