Mídias

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1317 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1º Analise atentamente o Cartum. Perceba o telespectador na bolha e o mundo ao seu redor. Leia os diálogos dos balões. Após essas análises, discorra sobre a mensagem do seu criador, Laerte.

Estamos presos em uma bolha criada por as mídias que nos acostumaram à ideia de não questionar e passarmos a receber e aceitar as notícias como verdades incontestáveis. Detentoras de grande poder depersuasão prendem nossa atenção, aliena e torna nos agentes passivos na sociedade, transformando-nos em marionetes podendo nos manipular, fazendo crer que tudo está bem e que todas as informações que nos são repassadas são corretas. A verdade é que muitas verdades são camufladas ou mesmo omitidas, tudo isso motivado por questões pessoais, políticos, evitar grandes escândalos ou mesmo deixarintencionalmente o povo alienado. Grande parte da população mundial aceita viver assim. Mas o que fazer para mudar esta situação? Até quando seremos manipulados? Perdemos nosso poder de questionar? Precisamos buscar respostas, ver o que existe além da bolha, pensar por nós. Há muito ainda por ser descoberto, basta sair da bolha que nos afasta da realidade ao nosso redor.
2º Analise as tabelas 1 e 2 e façauma reflexão da frase do geógrafo Milton Santos, “o meio resulta de uma adaptação sucessiva da face da Terra às necessidades dos homens.” (Folha de S.Paulo, 13/04/1997, p. 5-9).
I. Considere na construção do seu texto as transformações ocorridas no espaço geográfico (na natureza), nas sociedades (cidades, civilizações) e nas técnicas (evolução tecnológica da produção).
II. Cite exemplos (dastransformações no espaço, nas sociedades e nas tecnologias).

Nosso meio, desde as eras primárias às atuais, passa por constantes e inovadoras transformações graças a evolução do raciocínio humano que em busca de suprir suas necessidades provoca mudanças e faz com que o meio se adapte as suas necessidades.
Evolução é a palavra certa para definir a trajetória do Homo Sapiens. Estamos nesse processoque só tente a progredir. Desde os períodos naturais em que as necessidades humanas eram supridas através de meios de subsistência “simples” e naturais, o cérebro humano passou a se desenvolver de tal modo que os costumes e modos de vida dos tempos primitivos foram totalmente reformulados, ou mesmo esquecidos. Estamos a viver em uma sociedade moderna que segue tendências, vive na expectativa decriar e conhecer novas tecnologias e busca sempre se adaptar as mudanças que constituem as transformações na vida, planeta e tecnologias.
Como visto nas tabelas, a humanidade foi capaz de desenvolver seus meios ao longo do tempo, ou mesmo os adaptou ao seu agrado, em cada período foi capaz de criar ferramentas úteis para suprir suas necessidades diárias. No período natural foram desenvolvidas, porexemplo, técnicas de linguagem oral e pictórica, de caça epesca, estas ferramentas em uma época em que era difícil pensar e quepoderíamosser comparados com os demais animais. Desta Era em diante nossa espécie, mais racional,passou a rumar em direção ao período agrícola,onde o trabalho coletivo, uso de terrenos para cultivo e tratamento de animais e ferramentas mais elaboradas foram grandes passos.Tempos depois a busca por novas maneiras de mudar o modo de trabalhar e conviver continuou sendo constante. Chegamos ao período industrial ou técnico-científico, à idealização de ferramentas a partir de metais, criação das máquinas a vapor, de produção, enfim, foram exemplos das grandes ideias daquela época. Deste período aos atuais evoluímos ainda mais, vivenciamosna Era da informação,essa quetem como principal característica, invenções inovadoras e de alta tecnologia. Com a criação do computador eda internet inúmeras coisas ocorreram e ocorrem diariamente nos fazem ver e viver o mundoe nosso meio com outros olhos, por uma vida virtual.
É notório que ocorreraminúmeras transformações no meio durante todos os períodos. Desde o agrícola, mas principalmente a partir do industrial, o...
tracking img