Métricas

Páginas: 10 (2412 palavras) Publicado: 29 de maio de 2011
1 INTRODUÇÃO

As métricas (que são medidas quantitativas que possibilitam que se possa ter uma posição da eficácia do processo de software e dos projetos que são conduzidos) são utilizadas para detectar áreas de problemas (internos), de forma que possam ser definidas soluções para que o processo possa ser melhorado. Um dos seus principais pontos de importância dá-se no fato de evitar que sejamfeitos julgamentos subjetivos do software. Com as medições, tendências (positivas ou negativas) podem ser observadas antecipadamente, o que possibilita aos desenvolvedores (engenheiros e gerentes envolvidos no processo) que possam atualizar suas estimativas e assim aperfeiçoar os processos ao longo do tempo. Outro assunto que será abordado neste trabalho será o da qualidade de software, umimportante aspecto que será tratado sob o ponto de vista do gerenciamento, já que é de suma significação tanto em sistemas de grande escala quanto em sistemas menores, sendo que é uma área de conhecimento da engenharia de software que objetiva garantir a qualidade do software através da definição e normatização de processos de desenvolvimento.

2 MÉTRICAS: COMO MEDIR O SOFTWARE?

Em primeirainstância, deve-se entender o verdadeiro conceito de métrica, que nada mais é do que a relação estabelecida entre medidas de alguma propriedade do software ou da sua especificação. A partir desse conceito, podem-se definir duas utilizações para a aplicação da métrica: Ela pode ser utilizada no processo de software, com o objetivo de melhorá-lo de forma contínua, visão estratégica da organização e pode seraplicada ao Projeto de software, para auxiliar na estimativa, no controle de qualidade, na avaliação de produtividade e no controle de projeto. Podem-se constatar quatro principais razões para a medição de um software, são elas: Caracterizar (aqui ficam caracterizados os processos, produtos e recursos para ter um maior entendimento dos mesmos, assim como são estabelecidos marcos básicos com ointuito de prever ou aperfeiçoar), Avaliar (avalia-se para determinar o status com referência aos planos, determinam-se “sensores” para avaliar quanto os projetos e processos estão fora de controle, verifica-se o modo para trazer os projetos de volta ao controle, o cumprimento de metas de qualidade e os impactos de melhoramentos de tecnologias), Prever (visando o planejamento, a observação de todo oprocesso e do produto como forma de utilizar valores observados para prever outros e Ajudar a extrapolar tendências, onde as estimativas de custos, prazos e qualidade possam ser atualizadas) e por último, Aperfeiçoar (aqui ficariam as atividades de coletar informações quantitativas para ajudar a identificar bloqueios, causas fundamentais, ineficiências, ajudando a melhorar a qualidade do produto eo desempenho do processo).

2.1 MEDIDAS DE SOFTWARE

Métricas de processo são coletadas ao longo de todos os projetos e durante longos períodos. A medição é algo comum no mundo da engenharia. Infelizmente, a engenharia de software está longe de ter uma medição padrão amplamente aceita e com resultados sem nenhum fator subjetivo. Tem-se dificuldade em concordar sobre o que medir e como avaliaro resultado das medições obtidas. As métricas de software, do ponto de vista de medição, podem ser divididas em duas categorias: medidas diretas e indiretas.

Consideram-se como medidas diretas do processo de engenharia de software o custo e o esforço aplicados no desenvolvimento e manutenção do software e do produto, a quantidade de linhas de código produzidas e o total de defeitos registradosdurante um determinado período de tempo. Porém, a qualidade e a funcionalidade do software ou a sua capacidade de manutenção são mais difíceis de ser avaliadas e só podem ser medidas de forma indireta. Também se podem dividir as métricas de software, sob o ponto de vista de aplicação, em duas categorias: métricas de produtividade e de qualidade. As métricas de produtividade se concentram na...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Metricas
  • mÉTRICAS
  • Métricas
  • Métricas
  • Métricas
  • Metricas
  • Métricas
  • Métricas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!