Métricas software

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1212 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Métricas de Software

Hoje em dia têm se observado com freqüência que estamos vivendo uma fase de crise de software, caracterizada pela nossa incapacidade de produzir um produto de qualidade e confiança dentro do orçamento e tempo combinado. Sem dúvida, muitas falhas são causadas pela complexidade existente no desenvolvimento de software e processo de gestão.
A gestão eficaz de qualquerprocesso que exige a quantificação, medição e modelagem.
A medida é muito comum no mundo da engenharia. Medimos potencia de consumo, temperatura, tensão, pesos, consumo de energia, dimensões físicas, ruído de sinal, mas infelizmente, a medida está longe de ser incomum no mundo da engenharia de software.
As Métricas de Software por sua vez fornecem uma base quantitativa para o desenvolvimento evalidação de modelos do processo de desenvolvimento de software. Elas podem ser usadas para melhorar a produtividade e qualidade de software. Embora as métricas atuais e os modelos sejam certamente inadequados, um grande número de organizações está conseguindo resultados favoráveis através da sua utilização. Os resultados devem melhorar ainda mais à medida que ganhamos mais experiência com métricas emodelos.
Na maior parte dos desafios técnicos, métricas nos ajudar a compreender tanto o processo técnica utilizada para desenvolver um software como o próprio software. O processo de tentar melhorar o produto é medida para tentar aumentar a sua qualidade.
O primeiro passo no desenvolvimento de métricas é envolver as pessoas que são responsáveis pelo trabalho a ser medido. Uma vez que essaspessoas forem identificadas e envolvidas, é necessário:
1. Identificar os processos de trabalho críticos e requisitos do cliente.
2. Identificar os resultados críticos desejados e alinhá-las às necessidades dos clientes.
3. Desenvolver medidas para os processos de trabalho críticos ou resultados críticos.
4. Estabelecer metas de desempenho ou padrões.
Encontramosdificuldades na obtenção de um acordo em que medida e como serão avaliadas as medidas.

Há várias razões para a medição de um produto.
1. Para indicar a qualidade do produto.
2. Para avaliar a produtividade das pessoas que desenvolvem o produto.
3. Par avaliar os benefícios em termos de produtividade e qualidade, a partir do uso de novos métodos e ferramentas de engenharia de software.
4. Paraajudar a justificar o uso de novas ferramentas ou treinamento adicional.
As medições de um software podem ser consideradas sob duas categorias: medidas diretas e medidas indiretas.
Medidas diretas. No processo de engenharia incluem o custo e os esforços aplicados, linhas de código produzidas, velocidade de execução, tamanho da memória e defeitos observados em um determinado período de tempo.Medidas indiretas. É a funcionalidade, qualidade, complexidade, eficiência, confiabilidade, facilidade de manutenção, etc.
Medidas diretas são geralmente mais fáceis de coletar que as medidas indiretas. Métricas orientadas a tamanho, por exemplo, são usados para coletar medidas diretas da produção de software de engenharia e qualidade e métricas orientadas a função para fornecer medidasindiretas.

Tipos de Métricas

Métricas Orientadas a Tamanho: é uma medida direta de software e o processo pelo qual ele foi desenvolvido. Essas métricas podem incluir esforço (tempo), o dinheiro gasto, KLOC (1000 linhas de código), páginas de documentação criada, erros e pessoas envolvidas no projeto.
A partir desses dados uma simples métrica orientada a tamanho pode ser gerada.
Produtividade =KLOC / pessoa / mês
KLOC Defeitos de qualidade = / KLOC
Custo = Custo / KLOC
Documentação = páginas de documentação / LOC
Métricas Orientada a Função: são medidas indiretas de software que incidem sobre a funcionalidade e utilidade.

Métricas de Qualidade: fornecer uma indicação de como o software ajusta a necessidades explícitas e implícitas do cliente. Adaptar o sistema aos requisitos...
tracking img