Métricas de software e gerenciamento de qualidade – modelo mps-br

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4102 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4
2.1 Métricas de Software..............................................................................................4
2.2 Tipos de Métricas 5
2.3 Processo de Medição.............................................................................................5

2.4 Métricas de Processo eProjeto..............................................................................6

2.5 Métricas de processo X métricas de projeto..........................................................7

2.6 Métricas de Produto ..............................................................................................8

2.7 Medição da qualidade de software ........................................................................9

2.8"Métricas: Como medir o software?"....................................................................11

2.9 "Como posso estabelecer o custo de produção de um software com o uso das métricas?"..................................................................................................................11

3.0 Gerenciamento de qualidade - ModeloMPS.BR.................................................12

3.1 Os tipos de processo analisados pelo MPS.BR...................................................12

3.2 Níveis de qualidade do MPS.BR..........................................................................13

3.3 "Vantagens e desvantagens do uso de gerenciamento de qualidade no desenvolvimento desoftware"...................................................................................16

3 - CONCLUSÃO 17

4 - REFERÊNCIAS 18

INTRODUÇÃO

Já foram discutidos diversos problemas relacionados ao desenvolvimento de software, os quais são resultantes da omissão ou do mau uso de metodologias e técnicas adequadas a esta importante tarefa de engenharia.
No entanto, boa parte dos fracassos no que diz respeito aos projetos de software deve-se, principalmente, aproblemas de administração ou gerenciamento do desenvolvimento de software.
Para que um projeto de software seja bem sucedido, é necessário que alguns parâmetros sejam bem analisados, como por exemplo, o escopo do software, os riscos envolvidos, os recursos necessários, as tarefas a serem realizadas, os marcos de referência a serem acompanhados, os esforços (custos) aplicados e a sistemática a serseguida. A análise de todos estes parâmetros é a função típica do gerenciamento de projetos, função esta que se inicia antes do trabalho técnico e que prossegue à medida que o software vai se concretizando na forma de um produto.
Nesta primeira fase do gerenciamento, o objetivo é levantar alguns pontos importantes para a boa condução do projeto: objetivos e escopo do software, alternativas desolução, restrições administrativas e técnicas.
O conhecimento destas informações vai permitir ter uma primeira estimativa do projeto em termos de custo, além de proporcionar uma melhor divisão no que diz respeito às tarefas do projeto, estabelecendo, inclusive, subsídios para que se possa avaliar o estado de evolução do projeto.
Nesta fase, as duas partes envolvidas no projeto (o desenvolvedore o cliente) devem reunir-se para definir os objetivos e o escopo do projeto. Este levantamento, é feito muitas vezes como parte da etapa de Engenharia de Sistema.
Quando se considera boa parte dos empreendimentos técnicos, verifica-se que as medições e as métricas permitem um melhor entendimento do processo utilizado para desenvolver um produto, assim como uma melhor avaliação do próprioproduto.
O gerenciamento de Projeto de Software faz-se necessário para que se tenha um software de qualidade. Um gerenciamento eficiente do seu projeto de
desenvolvimento. Para isto, é muito importante que se entenda que um projeto é um
empreendimento repetitivo, caracterizado por uma seqüência clara e lógica de eventos com o objetivo de criar um novo produto ou serviço, através de parâmetros...
tracking img