Métodos pedagógicos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 34 (8408 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
MÉTODOS PEDAGÓGICOS

I - INTRODUÇÃO
A formação é um conjunto de métodos e de técnicas cuja finalidade é facilitar a transmissão de conhecimentos, a aprendizagem de saber-fazer, o desenvolvimento pessoal, a evolução dos comportamentos. Cada um tem a sua ideia dos métodos pedagógicos em função da sua experiência. Na realidade, verifica-se muitas vezes que o conhecimento dos métodos e dastécnicas se limita justamente à experiência que cada um tem deles.
A escolha do método tem muitas vezes um papel decisivo no resultado da formação. Alguns são mais eficazes do que outros para determinado público. Uns também são mais dispendiosos que outros daí esta descrição sintética dos principais.
De acordo com Alain Meigrant, em A Gestão da Formação, agrupámos esses métodos em cinco categorias: osmétodos afirmativos; os métodos interrogativos; os métodos de descoberta; os métodos activos e os métodos diversos.

II - OS MÉTODOS AFIRMATIVOS
Estes métodos têm em comum basear-se na transmissão de um saber constituído do formador ao formando.

1. A EXPOSIÇÃO
a) Objectivos
Transmissão de conhecimentos.

b) Características
É a forma mais clássica do curso magistral (tambémchamado curso ex cathedra). É uma apresentação feita pelo formador a um grupo mais ou menos numeroso, à procura de conhecimentos. O formador pode apoiar-se na apresentação de documentos (quadros, maquetas, audiovisuais). A exposição pode ser acompanhada de perguntas feitas pelos participantes (exposição-debate).

c) Vantagens
Possibilidade de chegar simultaneamente a um grande número depessoas.
Possibilidade de síntese num tempo relativamente curto do estado de uma questão (que os formandos levariam muito tempo a procurar numa documentação).
Possibilidade de insistir no que é importante (o que o formando nem sempre distingue facilmente quando trabalha sozinho).
Possibilidade de transmitir uma motivação (se o formador for bom). Possibilidade de fazer intervir uma vedeta que nãoestaria disponível para formas pedagógicas mais longas.

d) Limitações e condicionalismos
O formando tem um papel passivo, limitado à tomada de notas. Certos formando têm dificuldade em tomar notas.
O formador tem poucos meios de testar a compreensão. Ausência de personalização do acto educativo.
Cansativo, sobretudo para um público pouco escolarizado.

2. O TWI (TRAINING WITHININDUSTRY)
a) Objectivos
Aquisição de saber-fazer essencialmente manual por repetição em condições próximas das situações de trabalho.

b) Vantagens
Método elaborado nos Estados Unidos durante a Segunda Guerra Mundial para reconverter rapidamente operários, e uma população operária feminina, na ausência dos homens mobilizados, permitindo-lhe uma rápida eficiência nos postos de trabalhodas fábricas de armamento. As suas características são as seguintes:
Formação directamente adaptada à tarefa a realizar.
Aquisição de automatismo por aprendizagem comportamental.
Três etapas do método:
* Análise do trabalho (identificação no posto de trabalho dos elementos da tarefa e das operações a efectuar, c da ferramenta necessária). Decomposição da tarefa em fases e pontos-chave.* O programa de formação que deve responder às seguintes questões: quem é que c preciso ensinar (quem?); O que é que é preciso ensinar (o quê?); para que data (quando?).
* A realização da formação apoiando-se nas técnicas específicas da pedagogia TWl que recomendam ao instrutor, de forma pormenorizada e normativa, que:
* acolha o trabalhador, o conheça, suscite o seu interesse eindique o trabalho a efectuar;
* apresente a operação em fases e pontos-chave, lhe explique e se certifique da compreensão do trabalhador;
* faça um ensaio em que o formando, ao realizá-lo, explique as fases e os pontos-chave à medida que os executa;
* passe ao treino evitando os erros; vise primeiro a qualidade e, depois, o rendimento.

c) Vantagens
É particularmente...
tracking img