Métodos participativos e a gestão municipal de transportes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2210 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Métodos Participativos e a Gestão Municipal de Transportes Ana Luísa Kömora

RESUMO

O presente artigo busca apresentar argumentação para a necessidade da utilização de métodos de pesquisa que integrem os diferentes atores sociais envolvidos em um problema de caráter público, neste caso, a reengenharia do sistema de transportes do município de São Gonçalo, no estado do Rio de Janeiro. Seráanalisado o impacto da metodologia em sua reflexão e solução, considerando a participação pública como estratégia de conhecimento coletivo, e avaliado seu posicionamento em relação à operacionalidade das soluções propostas. Palavras chaves: Transportes, Gestão, População.

1.

INTRODUÇÃO

As pesquisas realizadas na área de Engenharia de Transportes normalmente têm caráter quantitativo oufísico, ao invés de qualitativos. O risco disto são intervenções e projetos que muitas vezes apresentam como resultados cenários piores que os anteriores, cuja reversão pode ser impossível. Diversas vezes, seus impactos sequer têm como ser mensurados, considerando os resultados subjetivos que são gerados.

Pesquisa participativa é a pesquisa que se desenvolve a partir da interação entre pesquisadorese membros das situações investigadas. Suas atividades consistem em analisar os problemas e as situações vividas, propor medidas que possam melhorar a situação a nível local e regional, com ações que encaminhem soluções a curto, médio e longo prazo.

2.

O PROBLEMA DOS TRANSPORTES NO MUNICÍPIO DE SÃO GONÇALO

O transporte e tráfego urbano são preocupações relativas ao desenvolvimento dasgrandes cidades e regiões metropolitanas. No caso da região leste fluminense, o município de São Gonçalo apresenta significativos problemas devido ao grande volume de pessoas que realizam trajetos pendulares com objetivo de trabalho e/ou estudo, em contraposição com a ausência de opções de modalidades de transporte. Além deste, práticas irregulares contribuem para a redução da eficiência das vias,gerando também risco aos motoristas e pedestres.

O município de São Gonçalo integra a região metropolitana do estado do Rio de Janeiro. Possui, segundo dados do IBGE (2010), 999.728 habitantes, consagrando-se como o segundo município mais populoso do estado, atrás somente da capital, com seus 6.320.446 habitantes.

Desmembrado do município de Niterói, ainda capital do Estado da Guanabara, emsetembro de 1890, o então distrito teve sua emancipação definitiva apenas em 1929. Com urbanização tardia, alavancada nas três gestões do prefeito Joaquim Almeida Lavoura, em 1955, 1963 e 1973, o município apresenta reflexos em seu desenvolvimento econômico, ficando o mesmo aquém de seu crescimento populacional. Este incremento, apesar de ter seu ritmo diminuído na década de 1990 (1,31%), em relaçãoá de 1980 (2,18%), mantém índice positivo, como informações fornecidas pela Secretaria do Meio Ambiente de São Gonçalo. “São Gonçalo constitui periferia de Niterói e abriga população de baixa renda que não consegue fixar-se na antiga capital estadual.” SANTOS (2003)

O município possui uma estrutura industrial e comercial muito limitada, caracterizando-se basicamente como um municípioresidencial, como pode ser verificado na Figura 1, que mostra a divisão dos tipos de edificações do município. Assim, a maior parte de sua

população trabalha e/ou estuda nos municípios de Niterói e Rio de Janeiro, indo e voltando todos os dias. Estes deslocamentos pendulares acabam por caracterizar o município como uma cidade-dormitório, segundo conceito de OJIMA et al.

Figura 1 – Tipos deedificações no município de São Gonçalo. Fonte: Secretaria de Meio Ambiente de São Gonçalo

Além do deslocamento de sua própria população, São Gonçalo serve ainda como “passagem” para os moradores do município vizinho de Itaboraí, que igualmente trabalham ou estudam nos municípios de Niterói e Rio de Janeiro. Este município possui população de 218.008 habitantes, ainda segundo dados do IBGE (2010). “O...
tracking img