Métodos para o exame parasitológico de fezes: concentração por flutuação – faust e willis

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1123 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE PITÁGORAS – UNIDADE FACTEF
COLEGIADO DE FARMÁCIA

CAIO ALEXANDRE
EMY OLIVEIRA CORREIA
GRAZIELE FERNANDA GOMES BOTELHO
RITA DE CÁSSIA DE SOUZA FELIX
RÔMULO SANTANA CRUZ

MÉTODOS PARA O EXAME PARASITOLÓGICO DE FEZES: CONCENTRAÇÃO POR FLUTUAÇÃO – FAUST E WILLIS

TEIXEIRA DE FREITAS
2011
CAIO ALEXANDRE
EMY OLIVEIRA CORREIA
GRAZIELE FERNANDA GOMES BOTELHO
RITA DE CÁSSIA DESOUZA FELIX
RÔMULO SANTANA CRUZ

MÉTODOS PARA O EXAME PARASITOLÓGICO DE FEZES: CONCENTRAÇÃO POR FLUTUAÇÃO – FAUST E WILLIS

Relatório apresentado à disciplina Parasitologia Clínica do Curso de Farmácia da Faculdade Pitágoras – Unidade FACTEF, como requisito de avaliação parcial do 6° período, sob orientação do professor José Roberto da Silva Júnior.

TEIXEIRA DE FREITAS
2011
INTRODUÇAOA parasitologia é uma ciência que estuda os organismos (parasitos) que vivem no interior ou exterior de outro hospedeiro, extraindo deste seu alimento e abrigo, sendo que esta associação nem sempre é nociva ao hospedeiro.
Na prática abrange o estudo de protozoários, helmintos e artrópodes, em cujos grupos situa-se a maioria de parasitos de importância médica e veterinária.
A doença parasitária éum reflexo da luta parasito-hospedeiro, constituindo a resultante das forças em ação, dos mecanismos de agressão do parasito e dos meios de defesa do hospedeiro.
A predominância das forças de agressão do parasito tem como conseqüência o desenvolvimento de patologias e sintomas, bem com leva o hospedeiro à morte.
Quando as defesas do hospedeiro são mais eficazes, o agressor é quem morre.
Asamostras fecais são examinadas para detectar a presença de trofozoístos, cistos e oocistos de protozoários, ovos e larvas de helmintos.
O método de Faust cujo principio baseia-se na centrifugo-flutuação em sulfato de zinco (ZnSO4) a 33% com densidade em 1.180, é utilizada para a pesquisa de cistos de protozoários e ovos leves de helmintos.
Os protozoários constituem um grande conjunto de organismosunicelulares, onde vemos partes da célula diferenciando-se para exercer determinada função. Assim, podem surgir estruturas destinadas à locomoção e apreensão do alimento.
Em geram são microrganismos microscópicos, medindo micrômetro de comprimento. A sua forma varia podendo ser ovóide, esférico, estrelados e de contornos bizarros. Embora existam diferenças marcantes na forma e no tamanho, háestruturas fundamentais que são comuns a todo o grupo. Estas são a membrana o citoplasma e o núcleo.
As parasitoses intestinais constituem um importante problema de saúde pública, principalmente, pelos efeitos que podem ocasionar sobre os estados físicos, nutricional e mental da população infantil.
Os níveis socioeconômicos parecem não interferir na prevalência de alguns parasitos, dentre os quaisdestacam a Giardia lamblia, protozoário flagelado e é um parasita cosmopolita que atinge ambos os sexos, sendo mais comum em grupos etários inferior a 10 anos.
A disseminação da giardíase está associada a vários fatores como: água; verdura, legumes e frutas cruas contaminadas pelos cistos; alimentos contaminados por manipuladores parasitados; contado direto pessoa a pessoa, principalmente mecreches, asilos, orfanatos e clínicas psiquiátricas; artrópodes, pois os cistos podem permanecer vivos durante 24 horas no intestino de moscas e sete dias na barata. Os artrópodes podem disseminar o parasito através de seus dejetos ou regurgitamento; sexo anal-oral; riachos e reservatórios contaminados pela presença de animais parasitados.
Portanto, o exame parasitológico das fezes constitui amelhor maneira de estabelecer o diagnostico. E como a eliminação dos cistos não é continua, ocorrendo períodos de 7 a 10 dias durante os quais estão presentes em pequena quantidade ou desaparecem, exames falso-negativos são comuns. Por isso é necessária a realização de três exames, preferencialmente realizado um a cada três dias.
Outro método realizado é o de Willis, cujo principio baseia-se...
tracking img