Métodos diagnósticos da amiloidose cardíaca: uma revisão literária.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (310 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
MÉTODOS DIAGNÓSTICOS DA AMILOIDOSE CARDÍACA: UMA REVISÃO LITERÁRIA.
Carolina Arouche Cambraia
Jonnathas Natanael da Costa Loureiro
Vanessa Jerônimo Santos
Introdução: A amiloidose cardíaca é umadoença complexa ocasionada por deposição de substância amilóide. Sendo os exames complementares de extrema importância no auxílio de sua identificação e evolução. 
Objetivos: Avaliar os principaistipos de exames complementares utilizados no diagnóstico de amiloidose cardíaca, reconhecendo-a como uma doença de difícil diagnóstico e limitante da sobrevida.
Métodos: Utilizando os bancos de dadosda Biblioteca Virtual em Saúde, foram selecionados 15 artigos relacionados ao tema a partir dos seguintes termos de pesquisa em várias combinações: 1)Amiloidose cardíaca; 2)Eletrocardiografia;3)Ecocardiografia; 4)Cintilografia miocárdica; 5)Biópsia.
Resultados: Amiloidose cardíaca não é freqüentemente diagnosticada e a sua real incidência não é conhecida. Os exames complementares representampapel importante, pois auxiliam na identificação da doença e na previsão de sua evolução. A eletrocardiografia é um método não-invasivo, que pode ajudar no estabelecimento do diagnóstico de amiloidose.Baixa voltagem ou pouca progressão das derivações precordiais são as características sugestivas da doença. A ecocardiografia também é muito útil na caracterização da amiloidose cardíaca. As alteraçõesecocardiográficas mais sugestivas de formas avançadas da doença são aumento da espessura da parede dos ventrículos, pequenas câmaras ventriculares, dilatação atrial e espessamento do septo interatrial.Outro método que auxilia no diagnóstico da doença é a cintilografia miocárdica com pirofosfato de tecnécio. Os casos de amiloidose apresentam captação miocárdica proporcional à intensidade dodepósito de substância amilóide. A biópsia é o método que realmente confirma o diagnóstico, na maioria dos casos, pois permite a caracterização histológica da substância amilóide.
Conclusões: A amiloidose...
tracking img