Métodos de previsão

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3641 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
.
OPT/Caetanobus/EFacec
Internacionalização da OPT no mercado da colombia
João Paulo Pinto (5289) Ricardo Moura (5290) Leonor Castro (5286) Paulo Secca (5293) Rodrigo Simões (1794)
Orientador: Prof. Dr. Filipe Rodrigues

RESUMO: RESUMO
escola superior do POrto, Dezembro 2012
*
* ÍndicePág.

1. Introdução 3
2. Modelo Upssala 4
3. Definição de Consórcio 7
4. Caracterização económica do Mercado Colômbiano 9
5.1. Estrutura Sectorial da economia
5.2. OrganizaçõesInternacional a que pertence
5. Organização do transporte público em Bogotá 12
6.3. Gestão de operações rodoviárias em Bogotá
6.4. Gestão dos terminais e paragens rodoviárias
6.5. BRT – Bus Rapid Transit
6. Consórcio OPT/CaetanoBus/Efacec 15
7. Marketing Mix 16
8.6. Produto
8.7. Preço8.8. Promoção
8.9. Distribuição
8. Conclusão 17
9. Bibliografia 18
10. Netgrafia 19

1. Introdução

Este trabalho desenvolvido para a unidade curricular de Economia e Negócios Internacionais visa concluir o primeiro momento da construçãodum plano/relatório de internacionalização para a empresa OPT no mercado Colombiano.
Na parte inicial do trabalho elaboramos uma breve revisão bibliográfica do modelo Upssala e da definição de consórcio, sendo este o veículo de internacionalização proposto por nós. De seguida fizemos uma caracterização económica a mais actualizada possível do mercado colombiano e a organização dos transportespúblicos na sua capital Bogotá. Nos dois pontos finais desta primeira parte do trabalho explicamos brevemente a razão do nosso consórcio OPT/CaetanoBus/Efacec e fizemos uma proposta de marketing mix para apresentarmos a OPT em reunião a agendar brevemente.
Como este trabalho se resume à primeira parte de um relatório que será final não apresentamos conclusão, sendo esse ponto apresentado após aconclusão do dito relatório.

2. Modelo Upssala

Johanson and Vahlne (2009) defendem que as suposições de incerteza e de racionalidade limitada estão subjacentes no seu modelo original de Uppsala (1977)  e que este apresenta dois tipos de mecanismos de mudança: em primeiro lugar, as empresas mudam conforme a sua aprendizagem e experiência operacional nas actividades actuais dos mercadosestrangeiros; em segundo lugar, mudam devido às decisões de compromisso que são efectuadas para reforçar a respectiva posição no mercado externo.
Os autores citados definem compromisso como o produto do cálculo do tamanho do investimento pelo grau de inflexibilidade. Enquanto um grande investimento em bens  comercializáveis não significa necessariamente um forte compromisso, uma dedicação inabalávelna procura de satisfazer as necessidades dos clientes implica um grande compromisso.
A Experiência constrói o conhecimento de uma empresa num mercado, e este acumular constante de conhecimento influencia decisões ao nível do compromisso e das actividades que se desenvolvem por consequência das mesmas (Johanson & Vahlne, 2009).

Quadro 2 – Mecanismos básicos do processo deinternacionalização.

Fonte: Johanson and Vahlne (1977) In Johanson and Vahlne (2009) ahh um foi no ano de 1977 hm… então deix
Investigadores do Departamento de Estudos de Negócios na Universidade de Uppsala, em meados dos anos 70 realizaram observações empíricas que contrariaram a literatura estabelecida económica, normativa e de negócios internacionais da época. (Johanson & Vahlne, 2009)
De acordo com...
tracking img