OBSERVAÇÃO NATURAL

A Observação Natural  (ou quotidiana) é defendida pelo método clínico, fundamentando-se na necessidade de observar as condições reais de uma situação. Ao observador eramcolocadas duas alternativas:
* Dissimulado, de modo a não ser notada a sua presença, permanecia exterior à situação. Para tal era necessária a colocação de meios técnicos no local da observação,facto que não sendo de realização imediata poderia igualmente alterar a situação.
* Participava na situação sem o estatuto do observador, sendo este o único modo em que não necessitamos de controlaras condições da experiência. É a estratégia utilizada por Piaget no estudo de crianças, mas em que a observação pode estar ligada à interpretação.

Este método consiste na observação sistemática docomportamento humano e animal conforme ocorre natural e espontaneamente no seu meio habitual. Pode também definir-se como a observação e a descrição sistemática do comportamento no contexto em queocorre naturalmente. É igualmente designada observação ecológica, uma vez que ocorre em meio ecológico.
A observação natural não é necessariamente observação do que ocorre na natureza. Dizer que éobservação do comportamento no seu ambiente natural significa que se observa o comportamento em ambientes e situações que não são criados artificialmente. 
TIPOS DE OBSERVAÇÃO NATURAL:
        Hádois tipos de observação natural: a observação natural participante e a observação natural não participante.
1.    Observação natural não participante: é um modo de observação em que o observador nãointerfere no campo observado, isto é, nas actividades que observa. É muito frequente o psicólogo observar sem ser visto (observação oculta). É o caso de quem utiliza um espelho de via única para, porexemplo, observar actividades de crianças num infantário. O psicólogo estuda assim as actividades das crianças sem que elas disso se apercebam (pode também utilizar uma câmara de vídeo escondida).... [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2012, 05). Métodos de observação em psicologia. TrabalhosFeitos.com. Retirado 05, 2012, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/M%C3%A9todos-De-Observa%C3%A7%C3%A3o-Em-Psicologia/223207.html

MLA

"Métodos de observação em psicologia" TrabalhosFeitos.com. 05 2012. 2012. 05 2012 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/M%C3%A9todos-De-Observa%C3%A7%C3%A3o-Em-Psicologia/223207.html>.

MLA 7

"Métodos de observação em psicologia." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 05 2012. Web. 05 2012. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/M%C3%A9todos-De-Observa%C3%A7%C3%A3o-Em-Psicologia/223207.html>.

CHICAGO

"Métodos de observação em psicologia." TrabalhosFeitos.com. 05, 2012. Acessado 05, 2012. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/M%C3%A9todos-De-Observa%C3%A7%C3%A3o-Em-Psicologia/223207.html.