Métodos de custeio: absorção x variável

Páginas: 6 (1294 palavras) Publicado: 3 de outubro de 2011
Universidade Presidente Antônio Carlos
UNIPAC

Métodos de custeio: Absorção X Variável

Uberaba
2011

Métodos de custeio: Absorção X Variável

Trabalho desenvolvido a partir da análise realizada entre dois métodos de custeio, sendo eles: Custeio por Absorção e Custeio Variável ou Marginal.

Uberaba
2011

Sumário
SISTEMAS DE CUSTEIO PELO MÉTODO DEABSORÇÃO 4
CUSTEIO PELO METODO MARGINAL (VARIÁVEL) 4
RECEITAS, CUSTOS MARGINAIS E LUCRO MARGINAL. 4
VANTAGENS DO CÁLCULO DOS ÍNDICES DO LUCRO VARIÁVEL 5
CUSTO COMO INSTRUMENTO DE PLANEJAMENTO DO LUCRO 6
CUSTO COMO INSTRUMENTO DE CONTROLE 6
RESTRIÇÕES QUANTO A APLICAÇÃO DO MÉTODO DO CUSTEAMENTO MARGINAL (VARIÁVEL) 6
Comparação entre Custeio por Absorção e Custeio Variável. 7
Referências 9SISTEMAS DE CUSTEIO PELO MÉTODO DE ABSORÇÃO

O custeio por absorção acontece para custear o produto, parte do custo fixo lhe é atribuído de forma direta e indireta através do rateio.
Esse método acontece para avaliar estoque contabilmente em que se deverá fazer um levantamento através do Balanço Patrimonial.
Devido o método por absorção ser feito através de rateio dos custos fixos, poderáhaver algumas falhas nas tomadas de decisões, pois poderão ocorrer alocações indevidas dependendo da diversificação de produtos fabricados.

CUSTEIO PELO METODO MARGINAL (VARIÁVEL)

O custeio pelo método variável (marginal) apropria-se ao produto de forma variável, dependendo do volume que foi vendido e no que diz respeito ao valor necessário para se manter a estrutura da empresa. Com issopode-se chegar a dois resultados, fluxo variável ou lucro geral da empresa.
Através do custo variável, cada produto se apropria somente dos custos de produção e de venda. Ao verificar a diferença entre o preço liquido de vendas e o custo variável unitário deve valer tanto para apropriar-se dos custos fixos quanto para constatar o lucro total da empresa.
Para a verificação do lucro da empresadeve-se considerar o lucro variável com o qual cada produto absorve os custos fixos formando assim o lucro total.

RECEITAS, CUSTOS MARGINAIS E LUCRO MARGINAL.

Considera-se a alocação de custos variáveis e receitas diretamente em cada produto, sendo ele já especificado. Sendo assim pode-se verificar as mudanças no lucro líquido multiplicando-se a alteração de quantidade de unidades pelo lucrovariável ou ainda multiplicando o valor de aumento das vendas (receita), pela taxa do lucro variável ao qual corresponde.

VANTAGENS DO CÁLCULO DOS ÍNDICES DO LUCRO VARIÁVEL

Algumas vantagens de se conhecer os índices e lucro variável são:

• No lucro variável a administração tem a possibilidade de decidir em qual produto se deve favorecer a venda, ou colocados em segundo plano, ouainda verificar quais benefícios podem trazer através de sua venda a outros produtos.

• Nos lucros variáveis pode-se ainda verificar-se um determinado processo produtivo deve continuar ou ser paralisado, sendo importante como ferramenta de decisão.

• Através dos lucros variáveis, há como definir possibilidades de promoções de vendas reduzindo os preços, promoções onde o marketingtrabalha com prêmios, para conseguir aumento de vendas. Essas decisões são feitas através dos resultados conseguidos pela comparação dos custos adicionais. Havendo aumento de índice no ganho variável indica o melhor momento para promover vendas. Sendo esse índice baixo será necessário o aumento de volume de vendas para se conseguir vendas adicionais.

• Quando se tem o valor do lucro a seralcançado pode se ter exatamente a sua situação real através do cálculo do número de unidades a ser vendidas para se alcançar este lucro. O cálculo é feito dividindo-se os custos fixos somados pelo lucro desejado pelo lucro variável unitário.

• È importante se conhecer o lucro variável também na decisão de utilização dos recursos como máquinas, insumos, investimentos, chegando à conclusão mais...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Custeio de absorção x custeio variável
  • CUSTEIO POR ABSORÇÃO X CUSTO VARIÁVEL
  • MÉTODOS DE CUSTEIO: ABSORÇÃO, VARIÁVEL E ATIVIDADE (ABC)
  • Exercicio custeio variavel x absorçao, departamentalizaçao
  • Custeio por absorção e custeio variável
  • CUSTEIO POR ABSORÇÃO X CUSTEIO VARIÁVEL – A IMPORTÂNCIA DA CONTABILIDADE GERENCIAL
  • Comparativo entre o custeio variável e custeio por absorção
  • Custeio por Absorção x Custeio ABC

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!