Métodos de coletas de dados

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2089 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Conceitos

Método de Coleta de Dados: Meio pelo qual a informação sobre as variáveis é coletada. É o processo pelo qual a informação é armazenada e instrumentação é o processo pelo qual as variáveis são medidas.

Variáveis: As variáveis de interesse no projeto de pesquisa podem ser medidas pelo mesmo tipo de instrumento.

Uma grande variedade de instrumentos podem ser utilizados incluindoquestionários, escala de classificação, lista de verificação, termômetros e escalas de pesos, etc.

Tipos de Métodos

• 1. Entrevistando

• 2. Administrando instrumentos

• 3. Observação

• 4. Exame de documentos, materiais e artefatos

Entrevistando: Uma pessoa (entrevistador), usualmente treinado, pergunta ao entrevistado questões por telefone, por computador ,ou numa situação "frente a frente." As respostas do entrevistado são usualmente registrada pelo entrevistador num plano de entrevista previamente preparado. Algumas vezes o entrevistado completa primeiro um questionário escrito e o entrevistador então exploram por respostas mais detalhadas.

Administrando documentos: Uma pessoa (administrador) dá instrumentos (questionários, escalas deatitudes, testes) ao sujeito e então coleta depois deque o sujeito ter respondido. Ou o administrador pede ao sujeito para completar uma tarefa tal como ajustar partes juntas extraindo um diagrama ou apontamentos escritos.

Em algumas situações o contato entre o administrador e o sujeito é mínimo.

Observação: Uma pessoa (observador) assiste o sujeito (pessoa, animal, etc.) e registracaracterísticas (observações) da situação sobre um instrumento previamente preparado. Algumas vezes as observações são registradas sobre um filme ou uma fita de áudio e vídeo. Outras vezes o observador vê a situação diretamente.

• Exame de documentos: Uma pessoa (pesquisador ou assistente) examina documentos, materiais ou artefatos físicos e registra os dados sobre instrumentos previamentepreparados.

OBS: Se sua pesquisa trata com opiniões, atitudes, crenças ou valores, sua melhor fonte de dados é provavelmente pessoa. Se você está interessado em descobrir se o povo votou, se eles bebem licor, se eles lêem certas revistas, se eles compram produtos, então a melhor fonte é usualmente "dados firmes" tais como registro de vendas

Método da entrevista

Método deEntrevista: Um método de coleta de dados no qual um entrevistador questiona pessoas para descobrir um relato em si de suas opiniões, atitudes, valores, crenças e comportamentos. Entrevistas são usualmente desenvolvidas em situações frete-a- frente embora televisão interativa e computadores "on-line" são também usados.

Vantagens:

1 - Descobre informações diretamente das pessoas.

2 - Permiteoportunidade para testar, descobrir porque pessoas sentem ou respondem o modo que elas fazem.

3 - Permite oportunidade para clarificar informações quando esta é dada.

4 - Permite oportunidade para explicar informações complexas.

5 - Permite oportunidade para clarificar dados coletados antecipadamente.

Desvantagens:

1 - Muito custoso por causa do tempo requerido para cada entrevista e otreinamento requerido dos entrevistadores.

2 - Menos informação pode ser armazenada por causa da exigência de tempo.

3 - Probabilidade de dados incorretos porque pessoas podem mentir, omitir informação ou usar recordação seletiva.

4 - Possibilidade de dados incorretos por causa de tendência do entrevistador ou a interação do entrevistador e entrevistado.

Administração de instrumentoAdministração do Instrumento: Um método de coleta de dados no qual o sujeito responde a questionários, tarefas, testes ou outros dispositivo usado para medir variáveis. Os instrumentos são administrados por uma variedade de meios incluindo correio, telefone, computador "on-line" ou uma situação "frente a frente" para todos os sujeitos num grupo ou para sujeitos individuais.

Vantagens:

1 -...
tracking img