Métodos de barreira

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (623 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Métodos contraceptivos de Barreira

Nos dias de hoje o controlo da natalidade é um assunto cada vez mais pendente. Existem várias formas de realizar este controlo: naturais, químicas, físicas,cirúrgicas, entre outras.
Os métodos físicos, também chamados de métodos de barreira, têm como principal objectivo evitar o contacto entre os gâmetas masculino e feminino e consequentemente a fecundação.Existem diferentes tipos destes métodos contraceptivos: o diafragma, os espermicidas, o dispositivo intra-uterino (DIU), e o mais conhecido e comercializado a nível mundial, o preservativo (masculinoou o menos conhecido feminino).
Estes métodos são mais acessíveis, assim como menos perigosos, para os utilizadores quando comparados com os restantes métodos de contracepção.

• Preservativo´
É o principal método contraceptivo mais utilizado no mundo. A sua utilização remonta à antiguidade (egípcios, gregos e romanos) sendo na altura feito a partir de órgãos de animais. Durante aidade média com o aumento da sífilis o preservativo tornou-se indispensável e era nesta altura feito normalmente a partir de intestinos de carneiro.
Os preservativos dos dias de hoje são feitos de látexe a sua capacidade única de evitar a transmissão de DSTs tornou-o obrigatório face á epidemia do HIV. Face à existência de pessoas com alergia ao látex, é possível também encontrar preservativosfabricados a partir de poliuretano ou intestinos de ovelha.
Para além do preservativo masculino, existe o não tão conhecido preservativo feminino. Este é utilizado pela a mulher e apresenta as mesmasvantagens e desvantagens que o masculino, contudo é mais caro e a sua comercialização rara.
Apesar de todas as suas virtudes, o preservativo não é infalível. Em certos casos pode ocorrer o rompimento domesmo o que significa o perigo de fecundação e transmissão de doenças.
Apesar de já ter provado ser o método contraceptivo mais eficaz continua ainda envolto em controvérsia. Para além da igreja...
tracking img