Métodos de análise e controle financeiro

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1763 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem objetivo de apresentar métodos de análise financeira e como realizar esse tipo de controle dentro de uma empresa.
Esse diagnóstico pode surgir tanto de uma necessidade interna como externa.
Para tanto é necessário utilizar de documentos contábeis da organização, como balanços, informações econômicas tanto de dentro dela como fora em relação ao mercadoeconômico.
Após terminada essa avaliação tem-se como resultado a situação financeira da empresa, como anda sua gestão, sua rentabilidade e futuras perspectivas.
Por meio desses processos são feitos os controles e desenvolvimentos econômicos da organização.
Sua finalidade é a de observar se o capital que foi investido é remunerado suficientemente para que as receitas sejam maiores que as despesase investimento e de funcionamento.

2. MÉTODOS DE ANÁLISE E CONTROLE FINANCEIRO

A análise financeira vem da necessidade de avaliar o desempenho financeiro de forma assertiva dentro de uma empresa, de um projeto ou negócio.
Esse recurso de análise é muito importante para uma boa gestão empresarial.
Nela se encontram vários métodos de como chegar à lucratividade e estabilidade financeira.Um desses indicadores chama-se “rácio”, que facilita informações precisas e também a comparações não só na empresa como entre outras. Para exercê-la é preciso observar alguns pontos como o ambiente da empresa, sua história, fundação, se possui uma atividade dinâmica, em crescimento, seus setores, pois têm contas diferentes, estoque, fornecedores, escritórios e armazéns, estudar a concorrência é degrande relevância sem deixar de lado a clientela.



3. RÁCIOS

Os rácios são calculados em sua grande parte de documentos financeiros da empresa como balanço patrimonial, demonstração de resultados líquidos, demonstração dos fluxos de caixa. Ferramenta que visa gestão analisada para a comparação de rendas, assim é um método rápido de detectar as forças e fraquezas contidas na organização,sempre utilizados na comparação com empresas do mesmo ramo e de anos anteriores.
Seus principais utilizadores são: Gestores, Investidores, Acionistas, Bolsa de Valores, Instituições Financeiras e Fisco.
Os rácios podem ser financeiros, econômico-financeiros, técnicos e de funcionamento.

4. BALANÇO

Documento que expressa o patrimônio, a situação em que a empresa se encontra em determinadoperíodo, compara-se ativos (bens) e o passivo ou capital de terceiros, a diferença entre estes é a situação líquida.
O ativo deve ser sempre maior ou igual ao passivo, caso contrário detecta-se existência de falência ou insolvência.



5. DEMONSTRAÇÃO DO RESULTADO LÍQUIDO

Em cada linha, avaliar o resultado anterior com o corrente, tentando esclarecer de acordo variações e estabilidades.Avaliar vendas, produção, variação de estoque, receitas e despesas e lucro líquido no período analisado.
Deve levar em conta para tais avaliações:
Produtividade;
Margem Bruta;
Fluxo de Caixa;
Lucro Operacional Bruto;
Lucro Líquido do Período;
Resultado Financeiro;



6. DEMONSTRAÇÃO DOS FLUXOS DE CAIXA

Durante um período relata as movimentações de fluxo de caixa, são as atividadesoperacionais contendo investimentos e financiamentos. Relata os impactos que tais atividades exercem na empresa.
Para avaliação notória e de significante aproveitamento é preciso devida noção de que estes documentos não trazem em si certos aspectos como os de os valores não serem atuais, é necessário estimativas para algumas contas, a depreciações de imobilizados é certa enquanto sua reavaliaçãonão, valores omitidos em balanços, diferentes valores de critérios entre as empresas.



7. ANÁLISE FINANCEIRA ESTÁTICA

Baseada nas informações que constam no balanço comercial da empresa. É apreciada: Estrutura; Solvabilidade; Liquidez.
Estabelece relações em agrupamentos de contas, tem relações com os rácios, índices, indicadores, coeficientes, entre outros. Assim obtêm-se resultados da...
tracking img